Saiba como devolver lotes de medicamentos Ranitidina aos laboratórios
Medley e Aché Laboratórios Farmacêuticos anunciaram recolhimento dos medicamentos por meio de SAC e e-mail
15:00 | Jan. 22, 2020
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou na semana passada recomendação aos fabricantes para adotar métodos que evitem a substância cancerígena N-nitrosodimetilamina (NDMA). Ela é encontrada principalmente no medicamento Ranitidina, utilizado para tratamento de úlceras de estômago e de duodeno.
Entre outras empresas, a Medley, responsável pelos genéricos Sanosi, e a Aché Laboratórios Farmacêuticos estão recolhendo lotes com dosagens entre 150 mg e 300 mg.
Leia mais: Farmacêutica recolhe lotes de medicamento Ranitidina contaminado com substância cancerígena
A notícia deixou vários consumidores assustados. Uma leitora do O POVO, que preferiu não se identificar, contou que usou a Ranitidina por um ano e dois meses para tratar o H. pylori. Há dois meses ela cessou o uso do medicamento, mas diz ter retirado em endoscopias recentes dois tumores causados pelo uso prolongado do remédio.
Apesar do susto, o médico da leitora concluiu que os tumores eram benignos. Como ela ainda tinha 11 caixas do remédio, a leitora os devolveu para a farmácia mais próxima, que se encarregou de retornar para os laboratórios.
A Anvisa orienta que quem ainda realiza tratamento deve receber orientação médica. "Os pacientes são aconselhados a continuar usando seus medicamentos normalmente, a menos que sua descontinuação tenha sido aconselhada por seu médico ou farmacêutico, levando em consideração as recomendações nas informações do produto", informa.
Como devolver a Ranitidina
Aché Laboratórios Farmacêuticos
SAC: 0800 7016 900 (a qualquer hora do dia, qualquer dia da semana)
E-mail: sac@ache.com.br
Medley
SAC*: 0800 7298 000 (de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h)
*ao ligar fora do horário de atendimento, a mensagem automática diz que o número não existe