Comparado a 2019, 2020 vai ter o dobro de feriados prolongados; Ceará pode ter mais
O calendário de folgas do brasileiro ainda pode sofrer alterações segundo projeto analisado no Congresso Nacional, que propõe transferir as folgas no meio da semana para as segundasEm novembro, 2019 teve seu último feriado prolongado no dia 15, data da Proclamação da República, que caiu em uma sexta-feira. Ao longo do ano, os brasileiros puderam aproveitar quatro feriados estendidos. Se pareceu pouco para os padrões nacionais, 2020 promete corrigir a contrariedade: este deve ter nove feriados prolongados!
Os nove feriados são nacionais e vão cair em segundas e sextas ou terças e quintas. No Ceará, o feriado estadual de São José, em 19 de março, também cai em uma quinta-feira, o que tende a emendar a folga com o final de semana. Se confirmada a emenda, os cearenses teriam dez feriados prolongados em 2020. No caso das datas que abrangem todo o País, o arranjo oficial deve ser apresentado até o fim do ano pelo Ministério da Economia, que absorveu a função do extinto Ministério do Planejamento.
Confira a lista completa:
Seja assinante O POVO+
Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.
AssineBrasil
- Carnaval: 24 de fevereiro, segunda-feira (ponto facultativo)
- Paixão de Cristo: 10 de abril, sexta-feira
- Tiradentes, 21 de abril, terça-feira
- Dia do Trabalho: 1º de maio, sexta-feira
- Corpus Christi: 11 de junho, quinta-feira
- Independência do Brasil: 07 de setembro, segunda-feira
- Nossa Senhora Aparecida: 12 de outubro, segunda-feira
- Finados: 02 de novembro, segunda-feira,
- Natal, 25 de dezembro, sexta-feira
Ceará
- Dia de São José: 19 de março, quinta-feira
Mas o próximo ano também tem seus reveses. Em 2020, outros feriados nacionais caem em datas que impossibilitam prolongar a folga. O Réveillon, em 1º de janeiro, é uma quarta-feira. Já a Proclamação da República, 15 de novembro, um domingo. Em Fortaleza, o feriado municipal de Nossa Senhora de Assunção, 15 de agosto, cai em um sábado.
O calendário de folgas do brasileiro ainda pode sofrer alterações segundo projeto número 389/2016 analisado no Congresso Nacional. Uma proposta de lei analisada pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado pode autorizar a “transferência” de feriados no meio da semana para as segundas. Segundo o texto, a data continuaria comemorada no dia tradicional, mas a folga decorrente, caso caísse em uma quarta-feira, por exemplo, seria transferida para a segunda. O projeto não inclui datas como Ano Novo, Natal nem Carnaval. A proposta foi aprovada na Comissão e enviada para análise da Câmara dos Deputados.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente