MEC prorroga prazo para receber sugestões na consulta pública sobre o Future-se

Programa que incentiva captação de recursos privados para instituições pública de ensino vem recebendo críticas. Sugestões da população serão consolidadas pelo MEC antes do envio do projeto para o Congresso

13:31 | Ago. 16, 2019

Ministro da Educação, Abraham Weintraub, no lançamento do programa Future-se (foto: Divulgação / Luis Fortes/ MEC)

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até 29 de agosto o prazo para receber contribuições na plataforma de consulta pública do programa Future-se.  O programa foi lançado em julho pelo MEC alegando promover maior autonomia financeira nas universidades e institutos federais por meio de incentivo à captação de recursos próprios e com Organizações Sociais. A pasta garante que a adesão ao Future-se é voluntária.

As sugestões da população serão consolidadas pelo MEC antes do envio do projeto ao Congresso Nacional. De acordo com o Ministério, quase 50 mil pessoas realizaram o cadastro até a última quarta-feira, 14. O sistema registrou 16.703 comentários sobre ao menos um dos pontos da proposta.

De acordo com o secretário de Educação Superior do MEC, Arnaldo Lima, a prorrogação do prazo foi realizada para atender o pedido de reitores das universidades federais de São Carlos, Mato Grosso do Sul, de Lavras, Oeste do Pará. O presidente do Sebrae, Carlos Meles, também pediu que o prazo fosse estendido. Segundo Lima, o Sebrae será um grande parceiro do programa.

A consulta

Para participar da consulta, é preciso criar um cadastro com e-mail e CPF na plataforma da consulta pública, que pode ser acessada pelo portal do MEC. Somente os cadastrados podem enviar comentários sobre a proposta. Os interessados precisam preencher um perfil, indicando sua cidade e estado, faixa etária, nível de escolaridade e ocupação

São duas etapas: na primeira, o participante pode escolher três opções a cada capítulo: "totalmente claro", "claro com ressalvas" e "não está claro". Além disso, há espaço para incluir comentários por escrito no fim de cada capítulo. Já na segunda etapa, o participante pode ainda utilizar um campo de texto para fazer comentários gerais sobre o tema e ainda contribuir com propostas.