Queda de meteoro no mar do Rio Grande do Sul é registrada; veja vídeo
O meteoro foi completamente fragmentado antes de atingir a Terra, não causando danosA queda de um meteoro foi registrada na madrugada dessa sexta-feira, 12, na costa do Rio Grande do Sul, na cidade de Taquara. O responsável pela filmagem do fenômeno foi o professor Carlos Fernando Jung, diretor da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon). O pesquisador postou o vídeo do momento da queda em seu perfil no Twitter.
Registrada queda de "grande" meteoro no mar ao sul do RS nesta madrugada de sexta pela Câmera 2. Magnitude - 9,7 (Fireball) pic.twitter.com/CxDyhsKazr
— Prof. Dr. Jung (@profjung) 12 de abril de 2019É + que streaming. É arte, cultura e história.
Ao portal G1, Jung explicou que o meteoro passou com 122,2 mil km/h pela atmosfera da Terra, pesando 12 quilos. No entanto, foi perdendo força e se desintegrando até sobrar apenas fragmentos. Segundo o pesquisador, o meteoro não chegou a cair no solo terrestre, sendo completamente extinto ainda a 35 km de altitude, e não causou danos.
Jung disse ainda que, apesar de ser comum diariamente meteoros caírem na Terra, não é tão frequente o registro ser feito nessa magnitude. As câmeras do grupo de observadores fica ligada 24 horas e tem capacidade de captar 360°, filmando também o mar do Uruguai, Santa Catarina e até Argentina.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente