Gêmeas siamesas recebem alta e estão prontas para voltar ao Ceará

Após quase dois meses da última cirurgia de separação, Maria Ysadora e Maria Ysabelle receberam alta na última quinta-feira, 6, e devem retornar para casa ainda este ano

16:01 | Dez. 08, 2018

NULL (foto: )
[FOTO2]As gêmeas siamesas cearenses Maria Ysadora e Maria Ysabelle, que foram separadas em cirurgia no dia 27 de outubro, agora recebem acompanhamento de fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e psicólogos. Elas receberam alta na última quinta-feira, 6, do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (SP), e devem retornar para casa ainda este ano.
 
[FOTO1] 
Eduardo Jucá, neurocirurgião que acompanha as gêmeas desde o início, conta que o cuidado para a reabilitação do sistema nervoso é multidisciplinar, necessitando da participação de profissionais especializados em diversas áreas.
 
[SAIBAMAIS]
Nos cuidados em casa, Eduardo informa que as indicações para a recuperação são iguais a qualquer pós-operatório em crianças, devendo atentar-se à cicatrização e aos cuidados com curativos. “Elas têm a capacidade de adaptação muito grande e isso é bom, será uma reabilitação tranquila”, fala o neurocirurgião, contente com os resultados das cirurgias e com a boa recuperação das gêmeas.

Para o retorno de Maria Ysadora e Maria Ysabelle ao Ceará, uma estrutura de acolhimento está sendo montada para melhor atendê-las, tal qual tiveram durante seu primeiro ano de vida no Hospital Infantil Albert Sabin, em Fortaleza. Eduardo Jucá enfatiza que a prioridade é oferecer meios e profissionais responsáveis para que elas se desenvolvam da melhor forma possível.

Redação O POVO Online