Rio de Janeiro pode se tornar a primeira cidade brasileira a banir canudos plásticos
Projeto agora vai parar sanção ou aprovação do prefeito do Rio. ONG ambiental comemora avanço. Plásticos são 90% do lixo que flutua em oceanos[FOTO1]Segue para sanção ou veto do prefeito carioca Marcelo Crivella (PRB) um projeto de lei (PL) que proíbe o uso de canudinhos de plástico em bares ou restaurantes do Rio de Janeiro. A proposta foi aprovada na tarde dessa quinta-feira, 7. As informações são do Estadão.
O PL sugere que estes materiais sejam substituídos por outros biodegradáveis. Caso aprovado, multa de R$ 3 mil será aplicada a locais que desrespeitarem a lei. O valor é dobrado caso o estabelecimento continue utilizando os canudos. A votação contou com apenas um voto contra, do deputado Leandor Lyra (Novo).
A organização não governamental Meu Rio, que defende a redução dos impactos do plástico no meio ambiente, comemerou o avanço do projeto. Vamos mostrar para o Marcelo Crivella que agora está nas mãos dele banir de vez esse material tão nocivo ao meio ambiente.", disseram em nota.
Ainda segundo a ONG, plásticos são 90% de lixo que flutua nos oceanos. Cerca de 90% das espécies marinhas já ingeriram produtos feitos do material.
Redação O POVO Online