Motorista de ônibus cria grupo no WhatsApp para avisar passageiros sobre itinerários
Criado há mais de um ano, o grupo contém 120 pessoas atualmente e todos os dias chegam novos integrantes
11:47 | Fev. 23, 2017
Passageiros de uma linha de ônibus que liga os municípios de São Gonçalo a São Cristóvão, região metropolitana do Rio de Janeiro, contam com uma ajuda pra lá de especial para se locomover diariamente. Há mais de um ano eles são avisados, através de um grupo no WhatsApp, quando a linha 722D, está chegando ao ponto.
O responsável pela boa ação é um motorista que tem conquistado a população com sua simpatia. Michel Costa, de 36 anos, conhece boa parte dos passageiros pelo nome e já estabeleceu um laço de amizade com alguns deles.
Em entrevista ao jornal O Globo, Michel contou como funciona o grupo: "Às 4h30min, eu chego na garagem da empresa e meu ponto inicial, em Alcântara, fica a 3km de distância. Eu já sei que tem gente me esperando, então aviso quando estou saindo. O mesmo acontece quando chego em São Cristóvão. Como a viagem dura, em média, 50 minutos, os avisos sobre os horários ajudam os passageiros, porque eles conseguem prever a hora que vou passar no ponto deles", afirma o motorista.
O grupo, que já é um sucesso, conta atualmente com 120 pessoas e todos os dias recebe novos membros. Com tantas pessoas conectadas, todos ajudam uns aos outros com informações sobre o trânsito e sobre a cidade. "É comum ver mensagens como "amigos do grupo, acabei de passar na ponte, tudo engarrafado". Eles mesmos se ajudam", afirma Michel.
A ideia surgiu quando ele começou a trabalhar na empresa de ônibus responsável pela linha. Duas passageiras participavam de um grupo com o motorista anterior que estava de saída. Michel gostou da ideia e decidiu aperfeiçoá-la. Desde então, quando sobe um passageiro novo no ônibus, Michel pergunta se ele irá pegar aquela linha com frequência e se gostaria de participar do grupo. Além de agilizar a vida dos passageiros em relação aos horários, o grupo ainda previne assaltos, pois não há mais longas esperas nos pontos de ônibus.
A iniciativa de Michel ganhou também as redes sociais e muitos elogios dos internautas. “Existem pessoas boas e trabalhadoras honestas nesse país/mundo sim. E como é bom você poder ver isso”, comenta o design Gabriel em uma postagem, ele também afirma o quanto a iniciativa de Michel melhorou sua rotina.
[VIDEO1]
Redação O POVO Online