Participamos do

Índios pataxós se formam em medicina no Sudeste do País

Amaynara Pataxó e Vazigton Guedes Oliveira se formaram em medicina pela UFMG; ambos vão se dedicar ao atendimento às tribos
19:20 | Dez. 27, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] Os índios da etnia Pataxó, Amaynara Pataxó, de 27 anos, e Vazigton Guedes Oliveira, se formaram em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no último dia 23. As informações são do G1.

Nascida nas terras indígenas Carmésia, no Vale do Rio Doce mineiro, Amaynara e Vazignton - nascido em Cumuruxatiba, sul da Bahia - disseram ao portal de notícias que vão se especializar em saúde da família e trabalhar com o povo indígena.

Para receber os diplomas, os novos médicos pintaram os rostos - ritual comum entre as tribos em eventos festivos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

[FOTO2]

Ambos entraram na universidade graças ao Programa de Vagas Suplementares para Estudantes Indígenas, iniciativa criada em 2009. Conforme apurou o portal de notícias G1, entre 2010 e 2013, 46 alunos indígenas ingressaram nos cursos de Enfermagem, Medicina, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Agronomia e Odontologia por meio de processo seletivo especial. 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente