Primeira piloto da FAB a fazer voo solo em caça passa a conduzir avião presidencial

21:09 | Dez. 22, 2016

NULL (foto: )

[FOTO1]
Uma piloto da primeira turma de mulheres no curso de formação de oficiais aviadores da Academia da Força Aérea (AFA) será a primeira mulher a comandar a aeronave presidencial brasileira. A Capitão Aviadora da Força Aérea Brasileira (FAB) Carla Borges realizou primeira viagem com o presidente Michel Temer, na tarde desta quinta-feira, 22.

O Airbus A-319 decolou da Base Aérea de Brasília às 16h com destino ao aeroporto de Congonhas, em São Paulo. “É uma nova etapa da minha vida. É muito orgulho para qualquer um poder transportar o Presidente da República. É a maior autoridade do País”, afirma a oficial.

Carla foi a primeira mulher a integrar o Esquadrão Escorpião (1º/3º GAV), localizado em Boa Vista (RR), que emprega o A-29 Super Tucano na defesa das fronteiras. O pioneirismo se repetiu quando ela se tornou a primeira mulher a chegar à primeira linha da aviação de caça.

A FAB informou que, m pouco mais de dez anos de carreira, a militar acumulou mais de 1,5 mil horas de voo no comando de nove modelos diferentes de aeronaves. No voo em uma aeronave de caça, a piloto decolava sozinha com o avião armado para as missões de ataque e interceptação.

Agora, a comandante passa a viajar com mais dois pilotos, dois mecânicos, um especialista em comunicações e quatro comissários. “A aviação de caça tem um voo com objetivos diferentes. Na aviação do transporte de autoridades, preza-se mais pela tranquilidade do voo. É muito mais cuidadoso para evitar qualquer tipo de distúrbio, turbulências, para realmente dar conforto para a autoridade, que muitas vezes está trabalhando a bordo”, dissea capitão.

Redação O POVO Online com informações da FAB