Participamos do

Morre o ator Guilherme Karan no Rio de Janeiro

Karan tinha 58 anos e estava internado há dois no Hospital Naval Marcílio Dias, zona norte do RJ
14:10 | Jul. 07, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Guilherme Karan morreu na manhã desta terça-feira, 7, no Rio de Janeiro. Ele era portador de uma doença hereditária, a síndrome degenerativa de Machado Joseph. A mãe e dois irmãos do ator também morreram em decorrência da doença, que se manifestou em Guilherme no início dos anos 2000. Karan tinha 58 anos e estava internado há dois no Hospital Naval Marcílio Dias, zona norte do RJ. Bastante debilitado, o ator optou por não receber visitas no período de internação e ficou aos cuidados do pai.

O artista iniciou sua carreira em 1984 e ganhou visibilidade ao fazer papéis humorísticos no programa TV Pirata. Karan atuou também em novelas como Dona Beija, Explode Coração, O Clone, Pecado Capital e Perigosas Peruas. No cinema fez os filmes da Xuxa, interpretando Baixo-Astral em Super Xuxa contra Baixo Astral e Gorgom Xuxa e os Duendes e Xuxa e os Duendes 2. Seu último trabalho na TV foi em América como Geraldito, em 2005.

Doença de Machado-Joseph


Também conhecida por ataxia espinocerebelar do tipo 3 ou SCA3, a síndrome tem como sintomas falta de coordenação, dificuldade em caminhar e desequilíbrio do eixo corporal, além de debilitação da deglutição. Os casos mais graves e precoces da doença apresentam redução da esperança de vida. A causa de morte precoce é em geral pneumonite por aspiração que degenera em broncopneumonia ou pneumonia. A esperança de vida após o diagnóstico da doença varia em função da idade do paciente e da severidade dos sintomas.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente