Polêmica do vestido está relacionada com sonho, afirma psicanalista
Reportagem procurou o psicanalista e hipnólogo Luciano Sampaio para revelar o "x" da questão
Um vestido ‘viralizou’ nas redes sociais e se tornou motivo de debate em roda de amigos. Aqui, na redação do portal O POVO Online, nós também discutimos sobre o vestido de cores diferentes. Não houve consenso. Branco e dourado ou azul e preto?
Então, qual é o segredo da imagem mais comentada dos últimos dias? A reportagem procurou o psicanalista e hipnólogo Luciano Sampaio para revelar o "x" da questão. A enigmática peça de cores diferentes pode ser compreendida a partir de uma simples situação, na qual todos nós vivemos.
O sonho é o caminho para entender o fenômeno que acontece no vestido "azul e preto" para alguns, e "branco e dourado" para outros. Segundo o psicanalista, o responsável por programar visualizações diferentes é o inconsciente.
[SAIBAMAIS2]
"É um processo da mente, do inconsciente. Isso é possível por causa dele. Elas (as pessoas) não vêem essas cores. Elas vêem a cor que o inconsciente quer ver", explica ele. Esse processo se assemelha com o que ocorre no sonho, que programa uma situação a partir do inconsciente. “Nosso inconsciente tem esse poder de programar determinada situação, segundo o que o inconsciente quer mostrar. Não é uma escolha da pessoa, nem de um processo consciente", comenta o psicanalista.
Hipnólogo, Luciano dá outro exemplo do que se passa na mente inconsciente, a partir da hipnose. "Posso hipnotizar uma pessoa e dizer que um quadro é preto, e ela passa a ver o quadro preto. Se digo que é colorido, assim ela passará a ver. O inconsciente programa a mente de uma pessoa, que passa a ver o que o inconsciente quer que ela veja. Essa programação de cores, pode ser uma programação dos inconscientes", completa.
Polêmica do vestido
A polêmica surgiu em um post resgatado pelo site Buzzfeed de uma postagem no Tumblr discutindo a cor de um vestido fotografado em uma festa de casamento. O post foi publicado às oito da noite e pouco tempo depois já tinha 20 milhões de visualizações. O Buzzfeed chegou a ter mais de 600 mil pessoas acessando ao mesmo tempo, um recorde histórico. Muitas pessoas viam claramente branco e dourado, outros, azul e preto.
Redação O POVO Online