Escritor cearense lança livro "Everest segundo Bozoka" nesta quinta, 10
O autor explica que o livro não é um relato tradicional de viagem física, mas sim uma jornada de autoconhecimento
O cearense Francisco José Cavalcante Façanha, lança livro "Everest segundo Bozoka", contando sobre sua jornada pela pelo Tibet, China, até sua chegada no acampamento base 1 do Monte Everest. O evento vai reunir convidados para coquetel na BMW Haus Motors, nesta quinta-feira, 10, às 18 horas.
LEIA MAIS | Brasileiro que teve câncer cinco vezes sobe o Monte Everest : "Não existe impossível"
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Bozoka, como é conhecido desde sua infância, explica que o livro não é um relato tradicional de viagem física, como todos conhecem, mas sim uma jornada de autoconhecimento e um meio de inspirar outros a perseguirem seus sonhos e metas pessoais.
"Esse Everest que eu retrato não é por ser a montanha física mais alta do mundo, são esses pequenos Everestes que a gente encontra no nosso dia a dia, essas pequenas dificuldades da nossa vida que podem ser resolvidas, bastando você ter estratégia, ter calma e ter motivação [...] O ser humano é como uma motocicleta, uma bicicleta, ele precisa estar em movimento. Você precisa ter algo para resolver todos os dias na sua vida. Você precisa ter uma meta para atingir, um sonho para realizar, um propósito", contou o autor.
Filho de dona Neusa, uma boleira do Monte Castelo, e de seu Luís Façanha, funcionário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Bozoca, hoje com 64 anos, conta que o maior desejo dele é estimular as pessoas a resgatarem sonhos da infância e adolescência e a buscarem realizações pessoais.
Ele associa a realização de sonhos a "pilares de crescimento e autoconhecimento" enfatizando a importância de alinhar sonhos com objetivos e propósitos na vida, defendendo a motivação como força motriz.
No livro, o autor compartilha os pilares que sustentam suas jornadas: uma fé forte em Deus, foco, persistência e constância. Bozoka ressalta que a constância é fundamental, complementando a persistência ao longo do tempo.
A obra também aborda os desafios enfrentados, como a distância da família, os males da altitude e o confronto com o sistema de vigilância da China no Tibet.
Paixão veio da infância
Apaixonado por motos desde sua infância, ele conta a primeira vez que se deparou com uma motocicleta, aos 5 anos de idade, na avenida Bezerra de Menezes, marcando para sempre sua memória: "fiquei abismado vendo aquela máquina, aquele barulho, a velocidade e o tamanho. E, assim, eu fiquei logo fisgado por aquilo lá".
Essa admiração pelas motocicletas se uniu à influência de seu pai, seu grande referencial e herói, cujas histórias de viagens pelo Brasil nos anos 30, 40 e 50 e como mostrava o mundo por um "mapa mágico" despertaram em Bozoca o desejo de explorar o mundo.
Já aos 9 anos, ele idealizava uma viagem de moto de Fortaleza para São Paulo: "Foi me dando aquela ideia, eu vou rasgar no meio desse mundo e eu vou sair por aí, e eu não vi a hora de viajar".
Aventuras de moto
Sua primeira grande aventura de moto ocorreu em 1981, de São Francisco, na Califórnia, para Fortaleza, após uma temporada trabalhando nos Estados Unidos, onde adquiriu sua primeira BMW.
Posteriormente, ele começou a realizar viagens profissionais com patrocínio, conciliando sua paixão por motocicletas com o desejo de escrever e compartilhar suas experiências. Hoje, ele se define como um "motociclista escritor", reconhecendo a intersecção dessas duas paixões em sua vida.
Bozoka tem outros seis livros publicados. Seu primeiro, Na Trilha dos Incas, lançado em 2001, tem como foco a cultura do motociclismo e a segurança dos motociclistas.
Em 2006, publicou o livro Sobrevivência no Trânsito Para Motociclistas. Um guia para evitar acidentes, que teve sua segunda edição revisada e ampliada em 2019. O autor também lançou Uma Aventura Gelada, em 2006, e dois livros em 2011, expedição VAZ Canadá e Meu Mundo Pelo Retrovisor.
Além de sua literatura, ele é criador do Bozoka Moto Safety System, um método que visa prevenir acidentes por meio da antecipação, sendo amplamente reconhecido por suas contribuições à segurança no trânsito. Em reconhecimento ao seu trabalho, recebeu uma comenda do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) de Segurança no Trânsito para Motociclistas.
40 anos de expedições estradas a fora
Com mais de 40 anos de experiência nas estradas, Bozoka é pioneiro em várias áreas do motociclismo, sendo o primeiro piloto do mundo a percorrer de moto o trajeto que vai do Alasca até a Antártica. Em outras seis expedições, ele foi de Fortaleza até Machu Picchu no Peru, ida e volta, em 2000. Percorreu o Oiapoque, em 2005.
Percorreu sobre a estrada de gelo em Yellowknife, no Canadá a 35 graus negativos, em 2011. Em 2019 fez a Expedição BR 116 Brasil, indo de Fortaleza até o Jaguarão-RS. Em 2023 ele realizou a Expedição nas Trilhas do Dragão, realatada no livro "Everest segundo Bozoka".
Chamado de louco por alguns, Bozoka destaca a importância de sempre ter um bom planejamento, visualizando sempre três soluções para cada problema.
Ele afirma que qualquer pessoa pode enfrentar seu próprio Everest com ousadia, fé, foco, persistência e constância. O livro apresenta um homem real que sente medo, solidão, chora e enfrenta dificuldades, tornando sua jornada inspiradora e acessível.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente