Memórias do Medo desafia os limites entre o real e o imaginário
Descubra curiosidades sobre o novo filme do O POVO+ e conheça os bastidores por trás da obraLançado em julho de 2023, "Memórias do Medo" é um filme diferente daqueles que você costuma assistir. É terror, mas com pessoas reais. Inspirado em fatos reais? Gravado com personagens reais, não-atores interpretando eles mesmos.
Então, seria como um documentário? Não. É uma ficção! Brinca com as possibilidades que permeiam o nosso imaginário.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Ficou curioso? Confira 5 curiosidades sobre "Memórias do Medo":
1 - Gênero narrativo indefinido
O filme começou como uma experimentação. A equipe sabia que queria trabalhar com histórias de assombração, mas a forma de contar essa narrativa foi sendo construída ao longo do processo criativo. A obra se tornou um híbrido que mistura realidade e ficção.
2 - Gravações antes, roteiro depois
Ao contrário do que acontece com muitos filmes que conhecemos, o roteiro de "Memórias do Medo" foi escrito durante e depois das gravações. Sem um roteiro pré-pronto, os roteiristas Demitri Túlio e Luana Sampaio contam que a narrativa “foi se construindo aos poucos”.
3 - Uma aposta e um desafio
Para o coordenador de edição Raphael Góes, "Memórias do Medo" foi “uma aposta”. Ele explica que o Núcleo Audiovisual O POVO nunca havia realizado algo parecido antes, que eles estavam buscando “experimentar coisas novas”. “Foi um baita desafio, mas um desafio gostoso”, disse.
4 - Nada de entrevistas
Luana e Demitri explicam que os personagens do filme não foram entrevistados. Os diretores-roteiristas relatam que o processo de gravações foi muito mais sobre “sentar e ouvir as histórias que eles (os personagens) tinham para contar”.
Não houve direção de ator. Em alguns momentos pontuais, a equipe pedia que o contador da história fornecesse mais contexto sobre determinado assunto ou que explicasse com mais profundidade certo acontecimento.
5 - Um trabalho coletivo
"Memórias do Medo" foi um trabalho coletivo. Para fazer o filme acontecer, foram horas de conversas, angústias, alegrias e choros. Tudo importa: desde o roteiro, direção, até a edição, montagem, fotografia, imagem, cor e estética.
Confira quem fez "Memórias do Medo":
- Direção e roteiro: Demitri Tulio e Luana Sampaio
- Produção e realização: Núcleo Audiovisual do O POVO
- Direção de fotografia: Aurélio Alves e Fco Fontenele
- Edição e VFX: Raphael Góes
- Assistência geral: Arthur Gadelha
- Editor-coordenador do Núcleo Audiovisual: Chico Marinho
- Editor-adjunto do Núcleo Audiovisual: Demitri Tulio
- Editor de fotografia: Julio Caesar
- Coordenação de edição: Raphael Góes
- Editoras-chefe do O POVO+: Fátima Sudário e Regina Ribeiro
- Diretoria geral de jornalismo: Ana Naddaf e Erick Guimarães
Todo mundo tem uma história de medo para contar
É sobre essa premissa que a trama de "Memórias do Medo" é construída. Cinco narrativas sobrenaturais se entrelaçam em um suspense que se confunde entre o real e a ficção. A exumação de um corpo, uma criança de atitude inesperada, a história da mulher de preto, a casa da qual um personagem é expulso e uma mulher que escuta e vê coisas “do outro mundo”. Venha conhecer essas histórias, assista à "Memórias do Medo".