OMS estima que 90% da população já seja imunizada contra a Covid-19

Ainda que otimista, o diretor-geral da entidade alerta para o risco de uma nova variante

15:16 | Dez. 03, 2022

Por: Giordano Barros
Falta de atualizações sobre a situação da doença nos países tem incomodado a OMS (foto: CHRISTOPHER BLACK / WORLD HEALTH ORGANIZATION / AFP)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou na última sexta-feira, 2, que cerca de 90% da população mundial apresentam algum nível de imunidade à Covid-19. A entidade, entretanto, manteve o alerta para ameaça de novas variantes. 

 "A OMS estima que ao menos 90% da população mundial têm agora algum nível de imunidade ao SRAS-CoV-2 devido a uma infecção anterior ou à vacinação", afirmou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em coletiva de imprensa. 

Tedros, que em janeiro de 2020 comunicou que o surto de coronavírus passava a ter caráter de Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), disse acreditar que o mundo pode estar diante do fim da pandemia. Contudo, alertou para os cuidados a fim de barrar o aparecimento de novas variantes. 

"Estamos muito mais perto de poder dizer que a fase de emergência da pandemia terminou, mas ainda não chegamos lá", ponderou o diretor-geral. 

Ele chamou atenção sobre a redução das medidas de proteção contra a Covid, que pode ser uma porta de entrada para variantes ainda mais potentes. 

“Lacunas na vigilância, testes, sequenciamento e vacinação continuam criando as condições perfeitas para o surgimento de uma nova variante preocupante que pode causar mortalidade significativa”, considerou Tedros. 

A estimativa de imunidade da população mundial é uma esperança, mas os números da Organização apontaram, na semana passada, mais de 8.500 mortes por Covid, de acordo com Tedros. Um número que "não é aceitável" após os avanços de três anos de pandemia, quando "já temos tantas ferramentas para prevenir infecções e salvar vidas".