Saiba como realizar a limpeza correta do pet depois do passeio
Animais domésticos precisam de cuidados especiais na higiene após cada passeio. Veterinária afirma que os produtos utilizados devem ser de uso exclusivamente veterinárioOs hábitos de higiene que envolvem os animais de estimação têm sido redobrados em tempos de pandemia. Uma das principais preocupações é sobre a forma correta de limpeza das patas e do focinho dos animais depois do passeio com os donos. Além de evitar passeios longos e em lugares onde haja aglomeração de pessoas e outros animais, é essencial redobrar os cuidados com o uso de produtos corretos para a higienização dos pets.
Uma das práticas aconselhadas é limpar a patinha do seu animal de estimação após levá-lo para passear fora de casa. Segundo a médica veterinária Sâmia Roriz, a principal recomendação é não utilizar produtos que sejam exclusivos para uso humano. ”Água sanitária, álcool em gel, lenços umedecidos, nem pensar. Isso pode causar intoxicação no animal, já que ele pode lamber o local onde foi feita a limpeza”, explica. A médica esclarece que a pele da pata do animal é muito sensível e por isso a limpeza deve ser realizada somente com higienizadores de patas e saponáceos de uso veterinário.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Uma alternativa para a limpeza das patas é a lavagem com água e sabão apropriado. “Quem se sente mais seguro assim, pode lavar, usar shampoos mais suaves, esses que comumente são usados para filhotes, pode lavar o rosto, a região do focinho do seu pet”, diz a médica. Sâmia reforça, ainda, que não se pode deixar as patas úmidas após a lavagem. “Tem que fazer uma secagem completa da região, não pode deixar a região molhada e nem mesmo úmida, porque isso é uma porta aberta para fungos”, salienta.
A veterinária recomenda, ainda, que os donos criem uma divisão na casa, comumente chamadas de “área suja” e “área limpa”. Na área suja, que pode ser o hall de entrada do apartamento ou da casa, o dono pode deixar à disposição os produtos para a higiene dos pets.”Nesse momento, precisamos ter todo o cuidado não só com os humanos, mas também com nossos pets. Essencial ter bom senso”, conclui.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente