Logo O POVO+
Programação celebra os 180 anos de nascimento do herói abolicionista Dragão do Mar
Vida & Arte

Programação celebra os 180 anos de nascimento do herói abolicionista Dragão do Mar

Agenda de shows e rodas de conversa marca os 180 anos de nascimento do herói abolicionista cearense, o Dragão do Mar
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
A cantora Lorena Nunes participou do projeto
Foto: Divulgação A cantora Lorena Nunes participou do projeto "Os Cearenses" com releituras de músicas clássicas do Ceará

Jangadas partindo da Barra do Ceará e do Mucuripe marcam o início da celebração aos 180 de nascimento de Francisco José do Nascimento, o Dragão do Mar. As homenagens têm início neste domingo, 14, a partir de 16 horas, no Aterrinho da Praia de Iracema. A celebração "Canções de Guerra, Quem Sabe Canções do Mar", organizada pelo Sesc Fortaleza, homenageia o líder da resistência popular que levou o Ceará a se tornar a primeira província a dar o fim à escravatura, em 1884.

Serão realizadas apresentações culturais de reisados, torém (dança típica da tribo dos Tremembés que habitavam a região de Almofala, no município de Acaraú), coco da Vila, afoxé e cortejo dos maracatus. No início da noite, às 19 horas, será realizado um show em homenagem ao principal personagem na luta pelo abolicionismo cearense.

Lorena Nunes, Calé Alencar, Cyda Olímpio e Edmar Gonçalves se unem para cantar o mar e sobre tudo o que envolve o ambiente marítimo. Com canções de João Bosco, Jorginho do Império, Zé Ramalho, Ednardo, Belchior, Fagner e Dorival Caymmi, os músicos não se limitam a cantar somente sobre Dragão do Mar, mas também canções que falam sobre o litoral e que estão presentes do repertório da história da música popular brasileira.

"Nós ampliamos o nosso leque de canções para este show especial. Será um repertório que traz, não somente canções que falam sobre praia, mas inspiradas nos movimentos dos mares, na vivência dos jangadeiros e que ilustram a vida do homem que foi o Dragão do Mar", conta Calé Alencar, cantor, compositor e diretor musical da celebração.

Já na segunda-feira, 15, a programação em homenagem ao Dragão do Mar tem início às 8h30min no Centro Cultural Albertus de Sousa, na Barra do Ceará. O projeto "Conversa Flutuantes" promoverá rodas de conversas com educadores, historiadores e mestres da cultura para em uma troca de conhecimentos com o público.

Celebração dos 180 anos do Dragão do Mar

Onde: Largo Luiz Assunção - Praia de Iracema, ao lado do Centro Cultural Belchior

Quando: domingo, 14

15h: Saída dos Jangadeiros

16h: Reisado Nossa Senhora da Saúde

16h30min: Nossa Senhora Aparecida

17h: Toré com Povos Indígenas

17h30min: Coco da Vila

18h: Saída do Cortejo dos Maracatus

19h: Show "Canções de Guerra, quem sabe Canções do Mar

Conversas Flutuantes

Quando: segunda-feira, 15, a partir de 8h30min

Onde: Centro Cultural Albertus de Sousa - Barra do Ceará

O que você achou desse conteúdo?