Logo O POVO+
Um baú de muitas histórias
Vida & Arte

Um baú de muitas histórias

| Baú de Leitura | Projeto realizado há 14 anos entrega 400 livros infantis para biblioteca comunitária. Junto com a doação, são realizadas atividades que envolvem música e contação de histórias
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Os olhares atentos das crianças que ocupavam a área interna da Biblioteca Comunitária Chico Parafuso, na Parquelândia, na manhã da última segunda-feira, 18, entregavam um misto de ansiedade e euforia. Ali, elas escutavam a história fictícia de Honorato, o menino índio que também era serpente. Logo depois, ouviram o relato sobre a menina solitária que tinha medo de entrar no bosque. Entre cada "era uma vez", os contadores de histórias Almir Mota, Mara Monteiro, Júlia Barros e Teddy Williams davam voz a mais uma ação do projeto Baú de Leitura.

Há 14 anos, o projeto passeia pelo Ceará entregando livros para bibliotecas comunitárias. Atualmente, são 400 obras voltadas não só para o público infantil, mas para quem tem interesse por autores regionais, cordéis, contos clássicos, dentre outros. Ao longo do projeto, 389 instituições já foram beneficiadas, totalizando 155.600 livros distribuídos.

Durante as entregas, o time de organizadores oferece um momento lúdico que é animado por canções infantis clássicas e contação de histórias. A ideia de criar uma atmosfera envolvente para entregar o baú é que o incentivo à leitura saia do papel e seja uma experiência. O principal objetivo é que as pessoas vejam as bibliotecas com intimidade, sentindo-se convidadas a ocupar esse espaço e fazer da leitura um crescimento diário. 

"Iniciamos em 2005, quando já contávamos histórias na biblioteca estadual. Gostamos da ideia e transformamos no que é o Baú de Leitura, que hoje tem 400 livros, mas já chegamos a ter uma média de 500. Contamos com o apoio de editoras do Brasil todo, incluindo Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro. No Ceará são cerca de 12 editoras", explica Almir.

Ele ainda lembra que o Baú de Leitura tem apoio da Enel, Secult e Casa do Conto e não pode ser entregue em qualquer instituição. "As bibliotecas interessadas em participar devem ser cadastradas oficialmente no nosso sistema. É tudo analisado, o lugar que a biblioteca reside, a comunidade ao redor", conclui.

A doação de acervos pelo projeto vai além da formação de bibliotecas comunitárias. Uma vez integrado através do cadastro de Bibliotecas Comunitárias da Secretaria de Cultura do Estado, o equipamento fica assistido pelo Sistema Estadual de Bibliotecas, recebendo livros e participando das atividades do Sistema, incluindo o Baú de Leitura.

O que você achou desse conteúdo?