Logo O POVO+
Governo concorda em retirar pontos para tentar aprovar reforma da Previdência hoje na CCJ
Politica

Governo concorda em retirar pontos para tentar aprovar reforma da Previdência hoje na CCJ

Planalto cedeu a pressões do centrão e aceitou excluir da proposta pontos considerados laterais, mas quer manter espinha dorsal
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
MINISTRO Rogério Marinho, do Desenvolvimento, provocou momento histórico na Fiec, em 2019, quando confirmou as renegociações dos fundos (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil MINISTRO Rogério Marinho, do Desenvolvimento, provocou momento histórico na Fiec, em 2019, quando confirmou as renegociações dos fundos

A projeção do governo Bolsonaro é de que, após acordo para retirada de pontos do texto, a reforma da Previdência supere sua primeira fase de tramitação hoje. A partir das 14h30min, com o início dos trabalhos na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados, o Planalto garante que a matéria será finalmente votada.

Em busca de garantias de aprovação, o Governo cedeu aos apelos dos partidos do centrão e concordou em excluir trechos da proposta. Quatro deles devem ser a obrigatoriedade do recolhimento de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) de aposentados - que seguem trabalhando - e do pagamento da multa de 40% da rescisão contratual deles; foro de Brasília para qualquer tipo de ação judicial contra pontos da reforma; saída da aposentadoria compulsória da Constituição, transferindo mudanças para lei complementar; e tópico que deixa exclusivamente sob alçada do Executivo qualquer proposta de nova alteração nas regras previdenciárias.

O secretário especial de Previdência Social, Rogério Marinho, assegura que de hoje a votação não passa. "Todos estão afinados no sentido de que amanhã (hoje) haverá a votação com o mínimo de obstrução possível e nós teremos um desfecho (positivo) do trabalho dentro da CCJ", projetou em coletiva.

Segundo ele, as modificações no projeto que o Planalto aceitou realizar não afetarão o impacto fiscal positivo que o Governo planeja ter em dez anos, o de R$ 1,16 trilhão. Ele não detalhou quais alterações foram acatadas.

Marinho negou que o aceite às reivindicações do centrão possam significar que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 06/2019 tinha gordura a ser queimada.

Disse também que a ideia era aprovar o texto inteiro, mas ponderou que o Congresso faz seu papel ao sugerir aperfeiçoamentos. Ressaltou ainda que os principais pontos do texto serão mantidos.

"O tempo é o senhor da razão: vai acontecer (a aprovação). Já coloquei que iremos para essa votação (hoje), até porque tenho conversado com os líderes e todos eles têm reiterado esse compromisso."

Membro titular da CCJ e vice-líder da minoria na Casa, o deputado cearense José Guimarães (PT) diz que as palavras de ordem para hoje são "resistir, adiar e derrotar". O petista diz que um argumento a ser usado pela oposição é sobre o sigilo dos dados que embasaram a proposta, decretado pelo governo. "Amanhã vamos dar o troco."

Também integrante do colegiado, o pedetista Eduardo Bismarck garante que, na tentativa de postergar a votação, "todos os requerimentos de obstrução serão apresentados".

Assim como Guimarães, avalia que o sigilo dos dados é "absurdo" e que, por isso, até oposicionistas que "querem ajudar no que for bom" não conseguem. "O governo fala em economia de R$ 1 trilhão e ninguém consegue enxergar essa economia", pontua.

Bismarck analisa como negativa a intenção do Governo em desconstitucionalizar a Previdência, isto é, fazer com que outras reformas não precisem mais ser aprovadas por meio de PEC, que necessita de 3/5 da Câmara, mas de Projeto de Lei, que requer apenas maioria simples.

Outro titular da comissão, e, em tese, integrante da base de Jair Bolsonaro, o cearense Júnior Mano (PR) opina que os pontos nos quais o governo cedeu são "pegadinhas" e estão longe de representar alterações representativas.

Mano diz que é justamente a "espinha dorsal" que o governo vai mantendo que o fará votar contra. Cita como exemplos o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a aposentadoria rural e a de professores.

Presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) minimizou ontem o sigilo dos dados que embasam a reforma. Informa que os números serao divulgados na próxima quinta-feira, antes da instalação da comissão especial, próxima estadia do texto.

Mendes nega pedido para suspender votação

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes negou ontem mandado de segurança apresentado pelo deputado federal Aliel Machado (PSB-PR) para suspender a sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados prevista para hoje, quando será votada a admissibilidade da proposta de reforma da Previdência.

Na decisão, o ministro entendeu que não há argumentos suficientes para justificar uma interferência do Judiciário nos trabalhos da comissão. "Não restou comprovado nos autos, nesse primeiro momento, de que forma a alteração do regime de repartição para o regime de capitalização implicaria a criação ou alteração de despesa obrigatória ou renúncia de receita", disse Mendes.

No mandado de segurança, o deputado alegou que os parlamentares da CCJ deveriam ter acesso, antes da votação, aos dados sobre os impactos financeiros da reforma, como as alterações no atual regime de repartição para o de capitalização dos benefícios da Previdência.

Em nota, o Ministério da Economia alegou que os dados que embasam a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Previdência "foram amplamente divulgados e constam na exposição de motivos" do projeto.

A manifestação oficial foi lida em coletiva pelo porta-voz Presidência, Otávio Rêgo Barros. A pasta também argumentou que "dados desagregados" do impacto da reforma na economia ainda serão apresentados, mas apenas na comissão especial da Câmara que vai analisar o mérito da PEC. A previsão é que os trabalhos da comissão comecem em maio.

(Agência Brasil)

 

O que você achou desse conteúdo?