Logo O POVO+
Clássico da Paz vale liderança e vaga nas semifinais no Estadual
Esportes

Clássico da Paz vale liderança e vaga nas semifinais no Estadual

Ceará e Ferroviário brigam pela vitória com objetivos distintos no Campeonato Cearense
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Zagueiro Tiago Alves é o único da dupla — ou até trio — de zaga contra o Fla
 (Foto: Divulgação/Cearesc.com)
Foto: Divulgação/Cearesc.com Zagueiro Tiago Alves é o único da dupla — ou até trio — de zaga contra o Fla

Na decisiva rodada final da segunda fase do Campeonato Cearense, Ferroviário e Ceará fazem um Clássico da Paz disputado. Enquanto o Alvinegro de Porangabuçu, líder, já está classificado e quer a vitória para garantir a primeira colocação; em quinto na tabela, o Tubarão da Barra precisa vencer para a classificação não depender de outros resultados. A partida ocorre hoje no Estádio Presidente Vargas (PV), a partir das 21h30min.

O Ceará realizou ontem treino em campo reduzido e o técnico Lisca ensaiou finalizações. Com partida contra o Santa Cruz, pela Copa Nordeste, marcada para o próximo sábado, o Vovô não deve entrar em campo contra o Tubarão com o time principal. Conforme assessoria de imprensa, Lisca deve mesclar a equipe, entre titulares e reservas, para "poupar alguns atletas" - a tendência, porém, é de bem mais suplentes.

A novidade da equipe alvinegra é o provável retorno do zagueiro Tiago Alves, já como titular. O atleta, que foi capitão do elenco na temporada passada, passou três meses e meio em recuperação de lesão - com rompimento de tendão e lesão nos posteriores das coxas. Tiago foi peça fundamental no setor defensivo do Ceará em 2018 e, junto a Luiz Otávio, formou uma das duplas de zaga mais elogiadas na Série A do Campeonato Brasileiro. O retorno reforça e dá mais estabilidade à primeira metade do time.

Definindo o tempo fora como o "mais longo" de sua carreira, aos 34 anos, Tiago estabeleceu como ambição pessoal para este ano conquistar pelo menos um título com o Ceará. "Nós brigamos muito pra conseguir essa classificação, e vamos brigar pra passar em primeiro", disse em coletiva ontem. A liderança faz com que o Alvinegro jogue as semifinais com a possibilidade de classificação à final com dois empates.

Volante Mazinho é referência do Ferroviário em campo
Volante Mazinho é referência do Ferroviário em campo (Foto: Mateus Dantas)

Já o Ferroviário, que tem feito treinos fechados para manter em segredo a formação, vem embalado para buscar a vitória. Em caso de empate, precisa torcer por derrota ou empate de Fortaleza e Horizonte, e por uma tropeço do Atlético-CE.

Para o lateral esquerdo-Fernandes, o Clássico da Paz "acabou se tornando o jogo do ano" para o time coral. "É uma final de campeonato, e o psicológico tem de estar bem preparado. Sabíamos que tínhamos nove pontos (em disputa), perdemos seis, e agora vamos atrás desses três. Mas temos condições e não dependemos de ninguém", projetou.

Enfrentar um Ceará com reservas não é, para o atleta, garantia de jogo fácil. "Se está na reserva, vai estar lutando por uma vaga no time principal, então vai ser jogo difícil pros dois lados, e quem errar menos e tiver mais atenção no detalhes é quem vai conseguir o resultado", acredita.

O técnico Marcelo Vilar valorizou o adversário e minimizou a possibilidade de jogo fácil pela frente. "O Ceará é um time de Série A, eu queria estar com o time B do Ceará nas mãos, pode ter certeza", afirmou em coletiva. Para o técnico, o elenco "tem de ser mais assertivo e prestar mais atenção em detalhes defensivos".

Ficha técnica

Ferroviário x Ceará

Ferroviário

4-3-3: Remerson; Lucas Mendes, Da Silva, André Lima, Fernandes; Mazinho, Leanderson, Janeudo; Emerson Catarina, Edson Cariús, Cal Rodrigues.

Téc: Marcelo Vilar

Ceará

4-2-3-1: Fernando Henrique; Cristovam, Tiago Alves, Eduardo Brock, Mateus Farias; Wiliam Oliveira, Edinho, Vitor Feijão, Fernando Sobral, João Paulo; Ricardo Bueno (Matheus Matias). Téc: Lisca

Local: estádio Presidente Vargas (PV), em Fortaleza-CE

Quando: hoje, 20/3/2019

Horário: 21h30min.

Árbitro: Avelar Rodrigo da Silva

Assistentes: Jailson Albano, Marco Aurélio Lima Filho e Alexandre de Souza Peixoto

Transmissão: Rádio O POVO CBN, TV Diário e TV Globo.

 

O que você achou desse conteúdo?