Lideranças alimentam sonhos de Natal

Lideranças do Ceará parecem que vivem um conto de Natal. Há um sonho e uma esperança de transformação da realidade através de uma certa magia.
As justificativas para essa atmosfera nova são embasadas em indicadores e nos discursos dos governos de melhorias, mas os processos no mundo real são lentos e as dúvidas para 2018 ainda são grandes.
O governo argumenta que o equilíbrio fiscal depende da reforma da previdência, cuja proposta dificilmente passará na sua integralidade devido ao ônus eleitoral embutido no projeto.
Tenha acesso aos nossos colunistas,
grandes reportagens, podcasts, séries e muito mais.
Os resultados das reformas tão comemoradas pela classe empresarial ainda precisam ser avaliados. Afinal, as melhores mudanças são aquelas que beneficiam o maior contingente de pessoas e, se houver uma fragilização maior dos salários, a circulação de dinheiro na economia também sofrerá as consequências.
Um ajuste eficiente e sem prejuízos socais e econômicos, certamente, exigiriam tanto saídas negociadas quanto a superação dessa polarização entre esquerda e direita, o que é muito difícil nesse momento.
Ou seja: o País continua encurralado pelas suas divergências políticas, com um pequeno alívio na economia.
Mesmo sendo necessário o choque de realidade, como já disse o poeta Vinicius de Moraes: “É melhor ser alegre do que ser triste”.
Feliz Natal a todos.
FIEC 1
SEM COLORIDO PARTIDÁRIO
O presidente da Federação das Indústrias do Ceará, Beto Studart, em entrevista à coluna, faz um balanço dos ganhos de 2017.
Ele destaca que, desprendido de qualquer colorido partidário ou caráter pessoal, considera neste ano avanços importantes como o controle da inflação e dos juros, bem como o retorno da geração de emprego: “Vivíamos um momento caótico. As reformas estão sendo concluídas”, relembra.
Fiec 2
MELHOR OFERTA DE CRÉDITO
Beto Studart destaca que a economia melhorou sem nenhum programa específico para as atividades produtivas, mas através de um trabalho conjuntural. Embora sinta falta da melhora da oferta de crédito, a aposta é em fôlego novo através de uma gradativa redução dos juros.
A economia, na sua avaliação, está em uma curva ascendente e lenta. “É um movimento responsável”. Pelos prognósticos do presidente da Fiec, esse período de arrumação deve ir até meados de 2018, devendo ocorrer em seguida uma melhora mais considerável.
Fiec 3
ILHA DE PROSPERIDADE
O Ceará dentro dessa conjuntura econômica, na visão de Studart, atravessa um momento especial. O empresário não esconde sua admiração pelo governador Camilo Santana, a quem ele destaca a juventude, o discernimento e a sua presença ativa. Essas características, segundo ele, têm gerado resultados mais rápidos, tornando o Ceará exemplo para o Brasil.
“Camilo tem feito um trabalho de forma ordenada, em um ambiente simbiótico. Todos nós temos o mesmo proposito no Ceará. Hoje estamos próximos para fazer um planejamento de longo prazo”.
FB UNI
CENTRO UNIVERSITÁRIO FARIAS BRITO
A Faculdade Farias Brito obteve aprovação do Ministério da Educação e agora será Centro Universitário, passando a ser FB UNI - Centro Universitário Farias Brito.
O reitor da instituição será o professor Tales de Sá Cavalcante, atual diretor-superintendente da Organização Educacional Farias Brito; já a professora Fernanda Denardin assume a função de diretora Acadêmico-Administrativa da FB UNI.
ICMS
CORREÇÃO DE DATA
O economista e consultor Sérgio Melo apresentou ontem um alerta importante para as empresas que recebem incentivos no Ceará, em função de mudanças no convênio ICMS 190/2017, publicado no D.O.U de 18.12.17.
A coluna, entretanto, se equivocou em relação ao prazo para a renovação dos convênios e adequação às novas regras. Ao contrário do que foi publicado ontem, a data será prorrogada até o dia 28 de dezembro de 2018.
A demanda por homens, como por qualquer outra mercadoria, regula necessariamente a produção de homens”
Adam Smith (1723-1790), filósofo e economista escocês
Rádio
O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 14 horas, de segunda a sexta.
Curta a nossa página: facebook/ opovocbn
TV
Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/ opovoeconomia.