Logo O POVO+
Em procissão, fiéis agradecem chuva e outras graças a São José
CIDADES

Em procissão, fiéis agradecem chuva e outras graças a São José

| 19 de março | Cortejo em honra ao padroeiro do Ceará percorreu ruas ao redor da Catedral de Fortaleza
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
MULTIDÃO seguiu andor com imagem de São José pelas ruas do Centro. Choveu durante a procissão (Foto: Mateus Dantas)
Foto: Mateus Dantas MULTIDÃO seguiu andor com imagem de São José pelas ruas do Centro. Choveu durante a procissão

As ruas ao redor da Catedral Metropolitana de Fortaleza foram testemunhas da fé de centenas de fiéis que acompanharam a procissão que celebrou o dia de São José na Capital. O padroeiro do Ceará, a quem se pede intercessão por chuvas, foi lembrado em um andor repleto de flores que se destacava em meio aos guarda-chuvas da multidão que rezou o terço e entoou cânticos de louvor e agradecimento àquele que, de acordo com a tradição cristã, foi pai de Jesus Cristo na terra.

Organizada pela Arquidiocese de Fortaleza, a procissão saiu às 17 horas da Catedral e reuniu pessoas como Francisca Lúcia Vieira, 61. Ela participa do cortejo há exatos 23 anos por promessa feita a São José. Ela conta que o neto contraiu leptospirose após banho de chuva em um 19 de março e se curou depois que a doméstica prometeu acompanhar as celebrações do padroeiro. "A gente chora. Tudo o que a gente pede a São José ele dá. É como se diz, 'pede ao pai que o filho dá'. E ele é pai adotivo de Jesus. Se apegue com ele e a sua vida vai melhorar mais ainda".

Por onde passava, o cortejo atraía a atenção de moradores e comerciantes que, a postos nas portas e janelas de casas e estabelecimentos, aproveitavam para pedir graças e rezar junto aos que caminhavam. Atenta a quem não pode marcar presença, a psicóloga Viviane Gonçalves, 30, sustentava o smartphone acima da cabeça para garantir boas imagens. Por meio de uma live no Instagram, ela exibiu diferentes momentos da procissão aos seguidores na rede social. "Isso toca o coração de muitas pessoas. As mídias sociais são uma forma de evangelizar muito importante".

O terço que era rezado em voz alta em meio às preces relacionadas a temas como a proteção da juventude e a manutenção da família tradicional. O cortejo foi encerrado na Catedral, ocasião em que foi celebrada uma missa pelo bispo auxiliar de Fortaleza, dom Júlio César Souza de Jesus.

Ao O POVO, o religioso destacou que São José não só é padroeiro do Ceará como também é patrono das famílias e dos operários. Segundo ele, os festejos de 19 de março têm importância significativa para a Igreja Católica e a manutenção da fé cristã. "A procissão serve não só para lembrar, mas também para chamar a atenção do nosso povo para a dignidade de São José e o seu exemplo como protótipo da pessoa humana que é obediente e se entrega à missão confiada por Deus".

 

Chuva na procissão

Durante a procissão, choveu de forma rápida e intensa, como previsto pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O "evento de chuva" era esperado para cair sobre todas as oito macrorregiões do Ceará.

 

O que você achou desse conteúdo?