A duas rodadas do fim, veja o cenário dos cearenses na luta contra o rebaixamento na Série C
Ferroviário está em 18º, com apenas 16 pontos somados. Floresta e Atlético-CE estão mais vivos na disputa, com 19 pontos cadaA Série C do Campeonato Brasileiro está caminhando para os últimos capítulos. A duas rodadas do fim, as três equipes cearenses que participam da competição estão lutando contra o rebaixamento para a quarta divisão. O Ferroviário é quem tem a situação mais delicada, enquanto Floresta e Atlético-CE estão mais vivos na disputa.
Na noite da última segunda-feira, 1º, o Tubarão da Barra enfrentou o Remo-PA, no estádio Baenão, em Belém. O time coral ficou próximo de conquistar um ponto, mas, nos minutos finais, o goleiro Jonathan acabou falhando, e Vanilson, do Leão, marcou o gol que decretou a derrota visitante.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Com o resultado, o escrete de Francisco Diá se complicou dentro da Série C. A situação, que já não era fácil, ficou quase irreversível. O Ferroviário é o 18º colocado, com apenas 16 pontos, três a menos que o Floresta, primeiro time fora da zona do rebaixamento.
Para permanecer, o clube coral precisa vencer as duas partidas restantes, que serão contra o Volta Redonda-RJ, no Rio de Janeiro, e o Ypiranga-RS, em Fortaleza. Porém, o Tubarão não depende apenas de si. Além de conquistar os seis pontos restantes, terá que secar Atlético-CE, Floresta e Confiança — principais concorrentes na briga contra o rebaixamento.
Ao contrário do Ferroviário, Atlético-CE e Floresta possuem mais chances de permanecer na Terceirona. A Águia da Precabura venceu três dos últimos quatro jogos, foi aos 19 pontos e voltou para a briga. Já o Verdão da Vila derrotou o Brasil de Pelotas-RS na 17ª rodada e saiu da zona de rebaixamento.
Nas duas rodadas finais, o Atlético-CE irá enfrentar o Botafogo-SP, em Fortaleza, e terá confronto direto contra o Confiança-SE, em Aracaju. Já o Floresta recebe o Campinense-PB e visita o Paysandu-PA, atual vice-líder da competição.
Segundo o estatístico Thiago Minhoca, comentarista da Rádio O POVO CBN, a projeção de pontos para uma equipe permanecer na Série C é de 23. O número pode variar, dependendo dos resultados dos times da parte de baixo da tabela de classificação na próxima rodada.
O Ferroviário não tem condições matemáticas de chegar ao número mágico, e, por isso, está em situação mais delicada com relação aos outros dois cearenses. O máximo de pontos que o Tubarão pode alcançar é 22. Já o Floresta e o Atlético-CE precisam somar quatro pontos nos dois últimos jogos para atingir a meta.