Granja registra a maior chuva em 24h no Ceará
Cidade registrou 70 milímetros (mm) entre as 7 horas da sexta-feira, 8, e as 7 horas deste sábado, 9Granja, distante 332,3 km de Fortaleza, foi o município do Ceará que teve a maior chuva do dia. De acordo com balanço feito pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A cidade registrou 70 milímetros (mm) entre as 7 horas da sexta-feira, 8, e as 7 horas deste sábado, 9.
No geral, precipitações foram identificadas em 72 municípios do Estado durante o intervalo de tempo analisado. Além de Granja, registraram chuvas cidades como Camocim (63 mm), Ipu (53 mm), General Sampaio (53 mm) e Senador Sá (47 mm).
Confira os postos com mais chuvas no Ceará:
1 - Granja (Posto Sambaiba): 70.0
2 - Camocim (Posto Camocim): 63.0
3 - Ipu (Posto Ipu): 53.0
4 - General Sampaio (Posto Jurema): 53.0
5 - Senador Sá (Posto Senador Sa): 47.0
6 - Granja (Posto Pessoa Anta): 45.0
7 - Martinópole (Posto Martinopole): 39.5
8 - Granja (Posto Açude Gangorra): 39.0
9 - Aracoiaba (Posto Furnas): 38.5
10 - Granja (Posto Paraizinho): 38.2
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A capital Fortaleza também amanheceu sob chuva. De acordo com balanço do órgão, o Município registrou 26.2 mm no Posto do Pici, já no Posto do Castelão foram registrados 22 mm no período observado.
Chuvas devem continuar nos próximos dias
Para o domingo, 10, a previsão da Funceme é de céu variando de nublado a poucas nuvens em todas as macrorregiões com chuva na faixa litorânea, na Ibiapaba, no Maciço de Baturité e no norte da macrorregião Jaguaribana e do Sertão Central e Inhamuns.
Nas demais regiões, há baixa possibilidade de chuva isolada. Precipitações devem variar de fraca a moderada em todas as macrorregiões do Estado.
Já para a segunda-feira, 11, o prognóstico é de céu variando de nublado a poucas nuvens em todas as macrorregiões, com alta possibilidade de chuva isolada na Ibiapaba e no Maciço de Baturité. Nas demais macrorregiões há baixa possibilidade de chuva isolada.
Ainda de acordo com a Funceme, as precipitações são causadas pela proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), bem como a formação de áreas de instabilidade em razão de efeitos locais, como brisa marítima e terrestre interação dos ventos com o relev.
Leia mais