Tênis de mesa: regras do esporte nas Paralimpíadas, classes e mais

Tênis de mesa é modalidade esportiva nas Paralimpíadas de 2024; confira as regras do esporte para pessoas com deficiência e curiosidades sobre o esporte

Com sua estreia nas Paralimpíadas de Roma em 1960 para jogadores em pé e em 1976 para cadeirantes, o tênis de mesa passou a incluir atletas do sexo masculino e feminino com paralisia cerebral, amputados e em cadeira de rodas na modalidade.

Existem apenas algumas diferenças entre o tênis de mesa olímpico e o paralímpico. A modalidade é administrada pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) aqui no Brasil e pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) no exterior. Saiba quais são as regras.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Tênis de Mesa: regras da modalidade nas Paralimpíadas

Os paratletas que praticam o esporte de pé seguem as mesmas regras do tênis de mesa Olímpico.

As partidas simples, com a disputa entre dois jogadores, são realizadas no formato de melhor de sete sets. Assim, o primeiro mesatenista que alcançar 11 pontos - com dois pontos de vantagem - vence o set.

Caso haja empate, vence aquele que primeiro abrir vantagem de dois pontos sobre o adversário.

Já para as partidas em equipe, o cenário é um pouco diferente. São realizados quatro jogos no formato simples e apenas uma partida de duplas, ambas com cinco sets de 11 pontos.

As equipes são compostas por três mesatenistas e o jogo só acaba quando uma delas vence três partidas.

VEJA TAMBÉM | Jogos Paralimpícos: confira os principais recordes brasileiros

Tênis de mesa paralímpico: entenda as classes

Os paratletas são divididos em classes de deficiência físico-motora e intelectual. Ao todo são 11 classes, sendo 10 delas para deficiência física e uma delas para intelectual.

Na primeira, quanto maior é o número da classe, menor é o comprometimento físico-motor do mesatenista.

Dessa forma, as classes de um a cinco são destinadas aos cadeirantes; já as de seis a dez são para os atletas andantes; e por fim, a classe 11 se destina aos mesatenistas andantes e com deficiência intelectual.

Os atletas em cadeira de rodas também são divididos em classes. Confira:

São classificados como Open ou Abertas aqueles diagnosticados obrigatoriamente com alguma deficiência nos membros inferiores, enquanto Quad ou Tetra são atletas cadeirantes com deficiência em três ou mais extremidades do corpo.

Além disso, na modalidade de cadeirantes existe a regra de dois quiques, na qual o sacador deve mandar a bola para o lado do adversário antes que ela toque o chão pela terceira vez.

LEIA TAMBÉM | Paralimpíadas: horário e datas dos jogos; veja programação completa

Curiosidades do tênis de mesa paralímpico

  • Na modalidade paralímpica, a raquete pode ser amarrada na mão do atleta;
  • Os paratletas podem utilizar próteses, muletas e tênis com plataforma para compensar a diferença de comprimento nas pernas;
  • As cadeiras utilizadas são esportivas, com rodas adaptadas para melhor equilíbrio e mobilidade.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar