Paralimpíadas: veja como são e saiba tudo sobre as medalhas de Paris 2024
Os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 trarão medalhas com design exclusivo, incluindo ferro da Torre Eiffel, elementos em braile e símbolos paralímpicosSucedendo as Olimpíadas, os Jogos Paralímpicos terão início no dia 28 de agosto. Assim como grande parte dos esportes se diferenciam em tipos de competições, as medalhas que premiarão os melhores atletas também serão distintas.
Em fevereiro deste ano, a joalheria Chaumet apresentou as medalhas de ouro, prata e bronze que foram colocadas no pescoço dos atletas dos Jogos Olímpicos e as que serão distribuídas nos Paralímpicos. “Um design arrojado e assertivo”, resumiu a empresa na apresentação.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Bruna Alexandre: CONHEÇA a 1ª brasileira a disputar Olimpíadas e Paralimpíadas no mesmo ano
Cada medalha olímpica e paralímpica de Paris 2024 contém uma peça central hexagonal de ferro forjado pesando 18 gramas, extraído da Torre Eiffel. O ferro foi removido e preservado durante a reforma do monumento no século XX.
Medalhas das Paralimpíadas: diferentes das olímpicas
A característica que distingue uma medalha da outra é que, na medalha olímpica, a parte frontal apresenta os tradicionais anéis olímpicos e Nike — a deusa grega da vitória. Enquanto isso, o verso das medalhas paralímpicas incluirá as palavras “Paris” e “2024” escritas em braile universal, com os Agitos — nome dado ao símbolo paralímpico.
A Torre Eiffel também está presente na medalha dos Jogos Paralímpicos, aparecendo em uma representação vista de cima do monumento. Por fim, na borda das medalhas também está gravado: I para ouro, II para prata e III para bronze.
Mais de 1,75 milhão de ingressos foram vendidos para os Jogos Paralímpicos; VEJA
O hexágono presente nas medalhas olímpicas, abaixo do ferro da Torre Eiffel, também se repetirá nas medalhas paralímpicas.
Em Paris, durante as Paralimpíadas acontecem 549 eventos envolvendo medalhas. Sendo 235 exclusiva para as atletas femininas (43% do total), um novo recorde e oito a mais que em Tóquio.
Medalhas das Paralimpíadas: brasileiros tentam bater recorde
Em Paris, a equipe brasileira convocou 255 atletas com aptos aos jogos.
Dentre os selecionados, 117 são mulheres, o que corresponde a 45,88% do total de competidores, um número recorde, tornando-se o maior em termos percentuais. Dos 22 esportes disputados, o Brasil estará presente em 20.
O recorde brasileiro de medalhas é de 72, feito que se mantém em duas edições de jogos - Rio 20216 e Tóquio 2020. Porém, na questão do primeiro lugar do pódio, em Tóquio foi onde o Brasil mais vezes marcou presença, com 22.
Jogos Paralímpicos: CONFIRA os principais recordes brasileiros
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente