Futebol de cegos: regras do esporte nas Paralimpíadas, datas e mais
Futebol de cegos, das Paralímpiadas, celebra 20 anos em 2024. Exclusivo para pessoas com deficiência visual, é um esporte com muitas conquistas do BrasilUm dos esportes mais populares durante os Jogos Paralímpicos, o futebol de cegos é a versão adaptada para pessoas com deficiência visual do tradicional futebol. A modalidade celebra 20 anos desde que o esporte foi adicionado aos jogos, visto que a primeira vez que ele esteve em disputa foi em Atenas 2004.
Anteriormente, a modalidade era dividida em duas: o futebol de sete e o futebol de cinco. O futebol de sete, com mais jogadores em quadra, foi o primeiro a ser introduzido como esporte em 1984, com pessoas com paralisia cerebral. Porém, desde Rio 2016, foi excluído do quadro de esportes.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Brasil nas Paralimpíadas: VEJA quais as principais chances de medalha
Já o futebol de cinco, ou futebol de cegos, desde Tóquio tem permanecido como o único esporte equiparado ao futebol. Com o futebol de cegos acontecendo entre os dias 1º e 7 de setembro na icônica arena que fica em frente à Torre Eiffel, confira algumas informações sobre o esporte.
Futebol de cegos nas Paralimpíadas: regras
No contexto paralímpico, o futebol de cegos é disputado exclusivamente por homens, sendo planejada a inclusão feminina na próxima edição dos jogos em Los Angeles.
Praticado em um campo de grama sintética que mede 20m x 40m (padrões do futsal), o futebol de cegos é exclusivo para cegos ou pessoas com deficiência visual, com times de cinco jogadores, sendo quatro em linha e um goleiro.
O goleiro, no caso, é o único participante que tem sua visão total, portanto sem nenhuma deficiência, mas ele não pode ter participado de competições oficiais da Fifa nos últimos cinco anos.
Paralimpíadas de Paris: CONFIRA quais países participam dos Jogos Paralímpicos
Modalidade é disputada em um campo silencioso, visto que os jogadores são guiados pela bola, a qual tem um guizo que emite um som que auxilia na condução da mesma e por um guia (chamador) que fica atrás do gol adversário. O trabalho do guia é justamente dizer onde os jogadores devem se posicionar em campo e para onde devem chutar.
Ainda tem uma regra na qual os jogadores usam uma venda nos olhos e se tocá-la cometerão uma falta. Com cinco infrações, o atleta é expulso de campo e pode ser substituído por outro jogador.
As partidas são disputadas em dois tempos de 20 minutos, com um intervalo de 10 minutos entre eles.
Futebol de cegos nas Paralimpíadas: Brasil foi campeão de todas as edições
Em todas as edições em que foi disputado - Atenas 2004, Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020 -, o Brasil se consagrou campeão, conquistando a medalha de ouro. Portanto, em 2024, a equipe brasileira busca vencer seu hexacampeonato.
Em sua última vitória, em Tóquio, o Brasil venceu seu maior rival, a Argentina, por 1 a 0 em um jogo bastante apertado. Diversas vezes escolhido o melhor jogador do mundo do esporte, o ala-ofensivo/pivô Raimundo Nonato marcou o gol da vitória brasileira.
Brasil nas Paralimpíadas 2024: CONHEÇA os principais atletas brasileiros
Nonato é um dos jogadores mais conhecidos do esporte. Em seu currículo, além de três ouros paralímpicos, o jogador é tricampeão nos Jogos Parapan-Americanos e bicampeão do mundo.
Outros destaques são Ricardinho e Jefinho. Ambos os jogadores participaram de quatro dos cinco ouros brasileiros em Paralimpíadas. Ricardinho inclusive já foi eleito o melhor jogador do mundo três vezes: 2006, 2014 e 2018.
Futebol de cegos nas Paralimpíadas: fase de grupos em Paris 2024 e datas
No grupo da morte, o Brasil vai estrear em Paris 2024 no dia 1º de setembro contra a Turquia. Confira como ficou definido os grupos A e B:
Grupo A
- França
- Brasil
- China
- Turquia
Grupo B
- Argentina
- Marrocos
- Japão
- Colômbia
O sistema de disputa é de todos contra todos dentro dos grupos. Os dois melhores se enfrentam nas semifinais. Além das partidas pelo ouro e pelo bronze, haverá duelos pelo quinto e sétimo lugares.
As duas semifinais acontecem em 5 de setembro, e a disputa pelo ouro está marcada para o dia 7.