Paralimpíadas 2024: em quais modalidades o Brasil vai participar?
A equipe nacional conta com 279 participantes, a maior missão brasileira em uma edição do evento fora do país. Veja em quais modalidades os atletas competem
08:30 | Ago. 15, 2024
Os Jogos Paralímpicos de Paris acontecem de 28 de agosto a 8 de setembro. O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) finalizou a convocação da delegação brasileira que competirá nas Paralimpíadas de Paris 2024, em 18 de julho.
Ao todo, a equipe nacional contará com 279 participantes na capital francesa, a maior missão brasileira em uma edição do evento fora do País. Os atletas competirão em 20 modalidades ao longo do evento.
Confira a seguir em quais modalidades o Brasil compete e quantas medalhas já foram conquistadas nos Jogos Paralímpicos.
Paralimpíadas 2024: modalidades que o Brasil jogará em Paris
Ao todo são 22 esportes nos Jogos Paralímpicos. Conforme a lista de convocação divulgada pelo CPB, o Brasil não compete apenas em duas delas: Rugby em Cadeira de Rodas e Basquete em Cadeira de Rodas.
Veja os esportes que terão brasileiros na disputa:
- Atletismo Paralímpico
- Badminton Paralímpico
- Bocha
- Canoagem Paralímpica
- Ciclismo Paralímpico de Estrada e de Pista
- Esgrima em Cadeira de Rodas
- Futebol de Cegos
- Goalball
- Halterofilismo Paralímpico
- Hipismo Paralímpico
- Judô Paralímpico
- Natação Paralímpica
- Remo Paralímpico
- Taekwondo Paralímpico
- Tênis em Cadeira de Rodas
- Tênis de Mesa Paralímpico
- Tiro com Arco Paralímpico
- Tiro Esportivo Paralímpico
- Triatlo Paralímpico
- Vôlei Sentado
ACOMPANHE as Paralimpíadas 2024 no canal de Esportes do O POVO no WhatsApp
Paralimpíadas 2024: quantas medalhas o Brasil conquistou até hoje?
Na história dos Jogos Paralímpicos, o Brasil já conquistou 373 medalhas (109 de ouro, 132 de prata e 132 de bronze). Na última edição, Tóquio 2020, o país fez a sua melhor campanha com 72 medalhas no total.
O atletismo é o esporte em que o Brasil mais conquistou medalhas em Jogos Paralímpicos. Ao todo, o país já faturou 170 medalhas na história da competição. Em seguida vem a natação, em que o Brasil conquistou 125 pódios.
Entre os convocados deste ano, estará o velocista paraibano Petrúcio Ferreira, que buscará o seu tricampeonato paralímpico na prova dos 100m da classe T47 (amputados de braço). Outro nome convocado será a acreana Jerusa Geber, que chegará a Paris com o status de atleta cega mais rápida do mundo.