Uniforme do Brasil nas Paralimpíadas: sem polêmica, veja roupa
Coleção foi projetada visando o conforto e a acessibilidade dos atletas; confira os uniformes do Brasil para os Jogos Paralímpicos e cerimônia de aberturaOs uniformes a serem utilizados pelos brasileiros na abertura dos Jogos Paralímpicos foram revelados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Parte da coleção já havia sido divulgada anteriormente com a entrega de kits para os atletas.
Peças de roupa, como jaqueta, calça e camisetas, além de acessórios e itens de uso pessoal, como squeeze, mochila e boné estão inclusos no kit recebido. Além disso, pela primeira vez, a coleção completa estará disponível para compra.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Lançamento do uniforme do Brasil: dessa vez, sem polêmica
Diferentemente do uniforme das Olimpíadas, que gerou muita polêmica, a roupa das Paralimpíadas não causou reboliço nas redes sociais e nem os atletas se pronunciaram contra a vestimenta.
Na ocasião, alguns membros dos Time Brasil alegaram que acharam os trajes indignos e que também não tinham recebido o material adequado à quantidade de provas.
A crítica mais recebida sobre as roupas confeccionadas para representar o Brasil nas Olimpíadas era sobre a simplicidade se comparadas aos uniformes de outras delegações.
Uniformes do Brasil para abertura das Paralimpíadas
Desenvolvidas pela ASICS e Havaianas, as peças contam com um design inclusivo, pensado para trazer conforto e acessibilidade aos atletas.
A coleção também visa reforçar a diversidade e a inclusão ao mostrar as mesmas peças de roupa adaptadas a diferentes corpos.
Uniformes pensados para acessibilidade
Produzidas pela CPB em parceria com a ASICS, todas as peças contam com detalhes voltados para a acessibilidade. Desde a mochilas com alça nos puxadores até a calças com o zíper na lateral do tornozelo - para facilitar o uso da prótese - e mais.
O nadador Victor Almeida se mostrou satisfeito com o kit preparado: “Ajuda muito ter um uniforme todo pensado para nossa acessibilidade.”, declarou ele à TV Globo.
Estão inclusos no kit:
- Jaqueta de pódio;
- Moletom;
- Camisetas;
- Camisa polo;
- Regata;
- Bermuda;
- Calça;
- Legging;
- Tênis;
- Mochila;
- Meia;
- Manguito;
- Boné;
- Garrafa squeeze personalizada;
- Copos;
- Óculos de sol;
- Bucket;
- Pins personalizados;
- Kit para viagem, com almofada e descanso para os olhos;
- Pochete.
A ideia de desenvolver uniformes com acessibilidade para pessoas com deficiência surgiu em 2019. O que deveria ser apenas um projeto da CPB, ganhou força com a chegada da ASICS em 2023 como uma das parceiras.
Mizael Conrado, presidente do CPB e bicampeão paralímpico de futebol de cegos, afirmou que a missão por trás de tudo é a de “incluir a pessoa com deficiência na sociedade por meio do esporte”.
LEIA TAMBÉM | Paralimpíadas: o que são, onde surgiu, quem criou e mais sobre os Jogos
Pela primeira vez, as pessoas poderão adquirir as peças da coleção usada pelos atletas. “Agora teremos a comercialização dos produtos as pessoas com deficiência terão a oportunidade de trajar os uniformes dos maiores atletas paralímpicos do mundo: os atletas brasileiros”, completou Mizael.
As Paralimpíadas acontecem de 28 de agosto a 8 de setembro em Paris, na França. Saiba onde assistir aos jogos.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente