Phelipe Rodrigues: quem é o brasileiro que tem 8 medalhas paralímpicas

Com cinco pratas e três bronzes paralímpicos, ele busca o tão sonhado ouro em Paris 2024. Veja mais sobre a história, medalhas e ficha técnica do atleta

Phelipe Rodrigues é o maior medalhista brasileiro entre todos os 254 atletas convocados para a próxima Paralimpíada. No total foram oito pódios que o nadador conquistou. Em todas as quatro edições que participou ele acumulou medalhas.

Especialista nas provas de velocidade (50m e 100m) do nado livre, ele soma cinco pratas e três bronzes paralímpicos no currículo e agora busca o tão sonhado ouro em Paris 2024. Veja mais sobre a história, medalhas e ficha técnica do atleta.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Phelipe Rodrigues nas Paralimpíadas: vida e carreira

Nascido em Recife, no dia 10 de agosto de 1990, Phelipe passou a fazer natação para se reabilitar após algumas cirurgias no seu pé direito

Ele foi ganhando gosto pelo esporte e, sem nem perceber, estar na piscina deixou de ser uma obrigação para a sua condição física e se tornou a própria carreira.

Com 15 anos ele já conquistou o 3º lugar no campeonato brasileiro juvenil de natação. Mas somente aos 17 anos passou a competir na modalidade paralímpica e não parou desde então.

Desde 2013, ele é voluntário no Projeto DreamFlight UK, uma iniciativa que leva crianças com deficiência física, problemas de saúde ou em condições de vulnerabilidade social para passar alguns dias na Disney, nos EUA. 

LEIA TAMBÉM | Medalhista paralímpico enfrenta desafio em ação solidária

Qual a deficiência de Phelipe Rodrigues?

O atleta nasceu com o pé torto congênito (direito), por isso ele passou por cirurgias ainda na infância. Atualmente ele compete pela categoria classe S10 (limitações físico-motoras).

A condição é uma alteração nos ligamentos, músculos, tendões e ossos do pé que acontece ainda na gestação. O ideal é que o tratamento seja feito nos primeiros meses de vida com uso do gesso. Em alguns casos a intervenção cirúrgica pode ser necessária.

ACOMPANHE as Paralimpíadas 2024 no canal de Esportes do O POVO no WhatsApp

Quantas medalhas Phelipe Rodrigues já conquistou?

O currículo de Phelipe é extenso: oito medalhas paralímpicas, 20 em Mundiais e 22 em Parapans. Ele realizou uma de suas maiores campanhas no Parapan-Americano em 2023: conquistou cinco medalhas, sendo quatro ouros e um bronze. Edição que também marcou a 50ª medalha do atleta.

As duas primeiras medalhas do nadador em Jogos Paralímpicos foram de prata, em Pequim 2008. A terceira e a quarta, também de prata, vieram em Londres 2012. No Rio 2016 Phelipe conquistou uma prata e dois bronzes. Em Tóquio 2020, o pernambucano levou mais um bronze.

Mesmo como maior medalhista da delegação hoje, o maior número de pódios é do nadador Daniel Dias, o maior recordista da história, com 27 medalhas ao todo, 14 de ouro, 7 de prata e 6 de bronze.

Nadadora olímpica ganha ouro histórico e dedica medalha a cão falecido; CONFIRA

Phelipe Rodrigues nas Paralimpíadas: ficha técnica

  • Nome completo: Phelipe Andrews Melo Rodrigues
  • Categoria: S10
  • Estilo: Livre
  • Especialidade: 50 e 100m livre
  • Nascimento: 10 de agosto de 1990 (34 anos), Recife, Pernambuco
  • Peso: 77Kg
  • Altura: 1,81m

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar