Brasil nas Paralimpíadas: quais as principais chances de medalha?

Na competição, os brasileiros somam 373 medalhas em diferentes modalidades. Confira quais podem render vitórias ao País nas Paralimpíadas 2024

São 373 medalhas que marcam a participação do Brasil nos Jogos Paralímpicos. Em 11 edições da competição com o País, os atletas subiram ao pódio e alcançaram 109 ouros, 132 pratas e 132 bronzes.

Em Paris 2024, a cidade-sede receberá 279 competidores da delegação brasileira. Do total, 254 esportistas com deficiência, 19 atletas-guia (sendo 18 do atletismo e 1 do triatlo), três calheiros da bocha, dois goleiros do futebol de cegos e um timoneiro do remo.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Na última edição, sediada em Tóquio, o País fez a sua melhor campanha e ficou na sétima posição, com 22 ouros, 20 pratas e 30 bronzes – 72 medalhas no total.

Confira as principais chances de medalhas para os atletas brasileiros nas Paralimpíadas de Paris, capital francesa.

Paralimpíadas de Paris: quais países participam dos Jogos Paralímpicos? VEJA

Brasil nas Paralimpíadas 2024: chances de medalha em cinco modalidades

De acordo com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), os atletas brasileiros já foram destaque ao longo da competição em cinco modalidades: atletismo, natação, judô, bocha e tênis de mesa. Entre elas, o atletismo possui a campanha mais vitoriosa.

Atletismo

O principal destaque brasileiro nas Paralimpíadas é o atletismo, que soma 170 medalhas na história dos Jogos e teve sua melhor participação no Rio 2016. Na edição, que aconteceu em solo brasileiro, a modalidade recebeu 33 dos 72 pódios conquistados pela delegação.

Natação

A natação, com 125 medalhas, vem logo atrás do atletismo e possui como um dos seus representantes o maior medalhista paralímpico brasileiro, Daniel Dias (27 medalhas).

O atleta não participa dos Jogos em 2024 devido à aposentadoria após a edição em Tóquio, no Japão.

Judô

A terceira modalidade que mais trouxe medalhas ao Brasil (25 pódios), o judô também é um dos destaques nas Paralimpíadas que pode render vitórias aos atletas brasileiros.

Um dos representantes brasileiros mais conhecidos é o judoca Antônio Tenório, com oito medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze.

Bocha

A bocha é um esporte caracterizado, segundo explicação do CPB, pelo lançamento de bolas coloridas o mais perto possível de uma branca (jack ou bolim).

Na modalidade, os atletas ficam sentados em cadeiras de rodas e limitados a um espaço demarcado para fazer os arremessos.

O esporte, que chegou no Brasil durante a década de 1970, já rendeu ao País 11 pódios.

Tênis de mesa

A delegação brasileira havia ganhado apenas uma medalha de prata da dupla Welder Knaf e Luiz Algacir até os Jogos de Pequim 2008. Mas, anos depois, na edição Rio 2016, o tênis de mesa fez a sua melhor campanha e alcançou quatro medalhas.

Nos Jogos de Tóquio 2020, o País continuou a se destacar e conquistou três medalhas (uma prata e dois bronzes)

Brasil nas Paralimpíadas 2024: número de medalhas

Confira o número total de medalhas conquistadas pelas cinco modalidades em destaque do Brasil nos Jogos Paralímpicos.

  • Atletismo: 170 medalhas (48 ouros, 70 pratas e 52 bronzes)
  • Natação: 125 medalhas (40 ouros, 39 pratas e 46 bronzes)
  • Judô: 25 medalhas (cinco ouros, nove pratas e 11 bronzes)
  • Bocha: 11 medalhas (seis ouros, uma prata e quatro bronzes)
  • Tênis de mesa: oito medalhas ( 0 ouro, três pratas e cinco bronzes)

Paralimpíadas: SAIBA quando começa, onde assistir ao vivo, história e mais

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar