Paralimpíadas: o que são, onde surgiu, quem criou e mais sobre os Jogos

Realizados a cada quatro anos como as Olimpíadas, as Paralimpíadas se tornaram um dos maiores eventos esportivos do mundo. Veja mais sobre os Jogos

Os Jogos Paralímpicos de Paris acontecem de 28 de agosto a 8 de setembro. O evento deste ano marca a 17ª edição da história olímpica. Mais de 4 mil atletas participarão do evento divididos em 22 modalidades.

Realizados a cada quatro anos, semanas após as Olimpíadas, os Jogos Paralímpicos se tornaram um dos maiores eventos esportivos do mundo, com um histórico de promover a inclusão social desde 1960.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Sua origem vem de alguns anos anteriores à primeira edição oficial. Veja a seguir o que são, onde surgiu, quem criou e mais sobre as Paralimpíadas.

Paralimpíadas: o que são?

Os Jogos Paralímpicos se caracterizam como o maior evento esportivo mundial envolvendo pessoas com deficiência. Atletas com deficiências físicas (dificuldades de mobilidade, amputações ou paralisia cerebral), deficiências visuais (cegueira) e deficiências mentais de todo mundo competem em diversas modalidades.

Atualmente, os Jogos Paralímpicos também são considerados o terceiro maior evento esportivo do mundo em termos de vendas de ingressos. A competição fica atrás apenas dos Jogos Olímpicos e da Copa do Mundo da Fifa.

Paralimpíadas: onde surgiu e quem criou?

As origens dos Jogos Paralímpicos remontam à Inglaterra do século 20, quando o neurologista alemão Dr. Ludwig Guttman buscou ajudar na recuperação de seus pacientes paraplégicos do Hospital Stoke Mandeville. A maioria deles eram veteranos da Segunda Guerra Mundial.

Guttman foi um defensor do uso do esporte como meio de terapia para pessoas com deficiência física e organizou os primeiros “Jogos de Stoke Mandeville” em 29 de julho de 1948 – a mesma data da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos Londres 1948.

A partir de então, as competições passaram a ocorrer anualmente na Inglaterra e se tornaram internacionais em 1952, quando atletas dos Países Baixos participaram. Nos anos seguintes, os Jogos foram se ampliando na quantidade de atletas, na inclusão de outras deficiências e na adição de modalidades.

Paris inicia contagem regressiva para Jogos Paralímpicos; CONFIRA

Paralimpíadas: ampliação e reconhecimento

De 1960 a 1980, os Jogos foram oficialmente conhecidos como “Jogos Internacionais de Stoke Mandeville”. O termo “Jogos Paralímpicos” só foi utilizado oficialmente e aprovado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) a partir de 1984.

Quatro anos depois, em Seul, na Coreia do Sul os atletas puderam usufruir dos locais de competição das Olimpíadas. As cerimônias de abertura e encerramento foram realizadas no Estádio Olímpico pela primeira vez; e o revezamento de uma tocha paralímpica também aconteceu pela primeira vez, tornando-se rotineiro.

Um ano depois, formou-se o Comitê Paralímpico Internacional, que assinou, em 2001, um acordo de cooperação com o Comitê Olímpico. Assim, as Paralimpíadas passaram a ser realizadas logo após os Jogos Olímpicos de verão e a utilizar as mesmas instalações esportivas.

Paralimpíadas e o legado da inclusão nas cidades-sede

Além do impacto profundo na sociedade em relação à visibilidade e inclusão, as Paralimpíadas promovem melhorias concretas na acessibilidade das cidades-sede. A instalação de locais de treinamento para os atletas também torna o esporte mais democrático mesmo após o evento.

Os governos dos locais sede normalmente investem na melhoria da infraestrutura visando ser mais acessível para receber os Jogos. O trabalho envolve tornar destinos turísticos acessíveis para todos, assim como o transporte público.

Em 2016, na edição que ocorreu no Rio de Janeiro, o governo brasileiro investiu na criação de um Centro de Treinamento Paralímpico de referência mundial. O local oferece instalações para 15 esportes e é usado durante até hoje tanto por atletas brasileiros quanto para Comitês Paralímpicos de todo o mundo.

LEIA MAIS | Brasil encerra Olimpíadas de 2024 com 20 medalhas, 2ª melhor marca da história

Jogos Paralímpicos em Paris 2024

As disputas em Paris terão início em 29 de agosto, dia seguinte à cerimônia de abertura, e contam com a presença de 185 Comitês Paralímpicos Nacionais. Ao todo são 22 modalidades distribuídas em 549 eventos.

Essa é a primeira edição dos Jogos Paralímpicos de Verão na França, o país já recebeu os Jogos Paralímpicos de Inverno de 1992. Além disso, é também a primeira vez que os Jogos Olímpicos e Paralímpicos possuem o mesmo logotipo, mascote e medalhas.

Com informações de Mateus Brisa

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar