Inclusão social através do esporte: curso promove capacitação de profissionais da educação
Projeto da Uane/FDR está com inscrições abertas e é gratuito. Profissionais de Educação Física e demais interessados no esporte inclusivo são o público-alvo
19:37 | Ago. 31, 2021
Realizado pela Universidade Aberta do Nordeste/Fundação Demócrito Rocha (Uane/FDR), o projeto Inclusão social através do esporte promove curso de capacitação para profissionais e estudantes da educação. Com inscrições abertas, o curso será gratuito e terá carga de 140 horas/aula e 12 módulos.
O projeto tem o patrocínio da Enel e o apoio da Secretaria do Esporte e Juventude do Ceará (Sejuv), do Sistema Confef - Conselhos Federal e Regionais de Educação Física - e da Universidade Estadual do Ceará (Uece).
Os principais objetivos são a sensibilização e a capacitação de profissionais e estudantes de Educação Física para tratar o esporte de forma inclusiva. Os demais profissionais da educação, gestores públicos e os interessados em geral sobre o tema também formam o público-alvo.
A aulas serão na modalidade Educação a Distância (EaD), com 12 módulos (fascículos, videoaulas e podcasts) e dois seminários virtuais (nos dias 7 de outubro e 18 de novembro), que terão seis horas de duração cada, abordando os 12 temas do projeto. Os fascículos serão disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do curso e encartados no O POVO toda terça-feira a partir de 7 de setembro.
Ao fim do curso o participante que obtiver a média exigida receberá um certificado emitido pela Universidade Estadual do Ceará (Uece).
Valéria Xavier, executiva de Projetos Especiais do O POVO, é a coordenadora geral do projeto. Ricardo Catunda, educador físico, professor e doutor em Ciências da Educação, é o coordenador de conteúdo.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site do projeto: fdr.org.br/inclusaoatravesdoesporte
Conteúdo Programático do projeto “Inclusão social através do esporte”:
Módulo 1 – Princípios da Prática Esportiva Inclusiva
Autor: Ricardo Catunda
Módulo 2 – Prática esportiva para pessoas com deficiência: legislação, normas e fiscalização no Brasil
Autor: Wellington Gomes Feitosa
Módulo 3 – O profissional de Educação Física como agente de inclusão pelo esporte
Autores: Carla Samya Nogueira Falcão e David Xavier dos Santos
Módulo 4 – Atividade física versus esportes de alto rendimento: aplicabilidade para pessoas com deficiência
Autores: Adriano César Carneiro Loureiro e Daniel Nogueira Godinho
Módulo 5 – Esporte adaptado como ferramenta para o protagonismo e transformação social
Autor: Mário Antônio de Moura Simim
Módulo 6 – Práticas inclusivas na escola: atribuições da educação física
Autores: Ana Luisa Batista Santos, José Jander Teixeira de Oliveira e Matheus Pontes Lopes
Módulo 7 – Educação inclusiva para o esporte: modelos de ensino e estratégias pedagógicas
Autores: José Airton de Freitas Pontes Júnior e Lívia Marques Quixadá
Módulo 8 – Identificação e enfrentamento das barreiras físicas e culturais para a acessibilidade
Autores: Helvio Feliciano Moreira e Regina Helena Tahim Souza Neiva
Módulo 9 – Tecnologia Assistiva para a inclusão e autonomia da pessoa com deficiência
Autores: Ruth da Silva Lima, Ana Lúcia Silva Farias, Anaxágoras Maia Girão e Izabeli Sales Matos
Módulo 10 – Políticas públicas para inclusão e educação pelo esporte
Autores: Celina Sousa Gontijo e Bernardo Luiz Brahim Cortez
Módulo 11 – Fundamentos da ação do gestor de esporte para a educação inclusiva
Autor: Felipe J. Aidar
Módulo 12 – Estudo de casos: apresentação e análise de casos de sucesso no esporte inclusivo
Autor: Felipe Nogueira Catunda