Conheça Beth Gomes, recordista e ouro nas Paralimpíadas aos 56 anos
Apelidada de Fênix, Beth Gomes fez história nas Paralimpíadas de Tóquio ao quebrar o próprio recorde mundial duas vezes, além de ser a atleta mais velha da delegação brasileira; confira sua trajetóriaElizabeth Gomes, aos 56 anos de idade, é a atleta mais velha da delegação brasileira nas Paralimpíadas de Tóquio e também medalha de ouro no lançamento de disco, da classe F52, para competidores em cadeiras de rodas.
Ao conquistar o ouro nesta segunda, 30, Beth Gomes quebrou seu próprio recorde mundial duas vezes. No primeiro lançamento, Beth conseguiu 15,68m e para se superar ainda mais, ela finalizou com 17,62m. Sua medalha representa a 99ª do Brasil na história do evento.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"Parece um sonho, mas um sonho que se tornou realidade. Foram cinco anos esperando por esse feito, quando fiquei fora das Paralimpíadas do Rio, por conta de uma reclassificação funcional. E hoje posso comemorar esse feito, que venho galgando com a minha treinadora a cada treino, a cada suor derramado", afirmou em entrevista ao SporTV.
Quem é Beth Gomes?
Nascida em Santos, São Paulo, sua trajetória no esporte é extensa, passando por diversos esportes. Em 1993, ela era jogadora de vôlei até ser diagnosticada com esclerose múltipla, doença autoimune que afeta o cérebro e a medula, e que de tempos em tempos reaparece em forma de surto. Em uma dessas crises, ela ficou ainda mais comprometida e teve o corpo paralisado do lado esquerdo, em 2018.
Conhecida como "Fênix", pela sua capacidade de se reinventar, ao superar o diagnóstico da doença, ela passou a atuar no basquete de cadeira de rodas, no qual chegou a competir na edição Pequim-2008, até conhecer o atletismo, modalidade em que virou potência mundial.
Além do ouro paralímpico na edição Tóquio-2020, Beth já havia conquistado ouro no Mundial de lançamento de disco em Dubai, 2019; ouro nos Jogos Parapan-Americanos em Lima, 2019; bronze no Mundial de Doha, em 2015; ouro no lançamento de disco e prata no arremesso de peso, na edição de 2015 dos Jogos Parapan-Americanos, em Toronto.