Origem das Paralimpíadas: onde, quando e como surgiu a competição?

A origem das Paralimpíadas começou no século XX, quando um neurologista organizou um evento competitivo com ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial com deficiências. Confira onde e como surgiu

22:47 | Ago. 13, 2021

Por: Mateus Brisa
A sede das Paralimpíadas foi, até os anos 1960, a vila de Stoke Mandeville, na Inglaterra; veja como e onde surgiu a competição (foto: Reprodução)

Os Jogos Paralímpicos, no formato como conhecemos hoje, acontecem desde 1960, ano em que o evento foi sediado em Roma, na Itália. Porém, a origem das Paralimpíadas teve início em 1939, quando o neurologista alemão de origem judia Ludwig Guttmann organizou um conjunto de competições esportivas para homens com deficiências resultantes do tempo de combate na Segunda Guerra Mundial.

Este evento aconteceu em 28 de julho, mesmo dia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, a 56 quilômetros de Stoke Mandeville, onde Guttmann atuava. A partir de então, as competições entre pessoas com deficiências passaram a ocorrer anualmente e se tornaram internacionais em 1952, quando atletas dos Países Baixos participaram.

 

Eventualmente, com influência da imprensa, as competições começaram a ser conhecidas como Paralimpíadas. O termo é uma contração das palavras “paraplegia” e “Olimpíadas”, pois a maior parte dos participantes à época eram pessoas paraplégicas.

Paralimpíadas: ampliação e reconhecimento

Pessoas com deficiência visual, com lesão na medula espinhal, com membros amputados e outras integraram o rol de paratletas nos Jogos de 1976, ocorridos em Toronto, no Canadá.

Um marco para os Jogos Paralímpicos foi o evento de 1988, em Seul, na Coreia do Sul. Naquele ano, os atletas puderam usufruir dos locais de competição das Olimpíadas; as cerimônias de abertura e encerramento foram realizadas no Estádio Olímpico pela primeira vez; e o revezamento de uma tocha paralímpica também aconteceu pela primeira vez, tornando-se rotineiro desde então.

Um ano depois, foi formado o Comitê Paralímpico Internacional, que atualmente reúne 174 países, e que assinou, em 2001, um acordo de cooperação com o Comitê Olímpico: o de estabelecer cidades-sede para os dois eventos, tanto as Olimpíadas quanto as Paralimpíadas.

PARALIMPÍADAS DE TÓQUIO: CONFIRA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS