História das Olimpíadas: tudo sobre a origem dos Jogos Olímpicos
Paris, capital francesa, sediará os Jogos Olímpicos de Verão pela terceira vez. Será a trigésima edição da história moderna do torneio; conheça origemOs Jogos Olímpicos de Verão, em Paris, serão realizados entre os dias 26 de julho e 11 de agosto de 2024, na trigésima edição da história moderna da competição. Com uma trajetória extensa, que remete a tempos antigos, as Olimpíadas já ocorreram em diversos países e apresentaram vários esportes ao longo de suas edições.
Confira abaixo os principais detalhes na história dos Jogos Olímpicos.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
História das Olimpíadas: qual foi a origem dos Jogos?
Os Jogos Olímpicos tiveram início na cidade de Olímpia, na Grécia Antiga, por volta do século VIII a.C. Na época, existiam quatro festivais esportivos que eram celebrações religiosas. Dentre eles, os festivais Olímpicos eram dedicados a Zeus, fato explicado pela mitologia grega.
Conforme uma versão do mito, Hércules, filho de Zeus, foi desafiado pela deusa Hera a cumprir 12 trabalhos considerados impossíveis. Ao completar o quinto trabalho, que consistia na limpeza dos currais da cidade de Élis, Hércules teria decidido comemorar com a criação dos jogos esportivos em Olímpia - originando o termo “Olimpíadas”.
De acordo com registros, os jogos começaram em 776 a.C. e aconteceram até o ano 393 d.C. - totalizando mais de mil anos de disputa.
História das Olimpíadas: como surgiram os Jogos Olímpicos modernos?
O ressurgimento dos Jogos Olímpicos, na era moderna, ocorreu na década de 1890, por conta do francês Pierre de Coubertin. Pierre, pedagogo e historiador, aproveitou o crescente interesse internacional nos Jogos Olímpicos da Antiguidade para apresentar um plano referente a uma nova competição.
O Barão de Coubertin, como Pierre ficou conhecido, organizou um congresso internacional em 1894, em Paris, propondo a restituição da tradição de uma disputa esportiva periódica, envolvendo diversos países ao redor do mundo.
Assim, surgiu o Comitê Olímpico Internacional (COI) e, em 1896, aconteceram os Jogos Olímpicos de Verão de Atenas, na Grécia. Com isso, iniciou-se uma nova era de competições esportivas.
História das Olimpíadas: o que são os Jogos Olímpicos?
Os Jogos Olímpicos consistem em um evento multiesportivo disputado por atletas de vários países. Apoiados pela tradição dos jogos da Antiguidade, a competição retornou na era moderna em 1896. Tradicionalmente, ocorre a cada quatro anos, alternando as suas sedes.
Com o passar dos anos, as Olimpíadas elevaram o total de modalidades, provas e competidores, o que foi acompanhado pelo crescimento do público e da audiência. Para os Jogos de Paris 2024, por exemplo, espera-se que a audiência da cerimônia de abertura seja superior a um bilhão de pessoas.
História das Olimpíadas: desde quando acontecem os Jogos?
Na era moderna, os primeiros Jogos Olímpicos foram os de Verão, em 1896. Ao todo, já ocorreram 29 edições. A competição de Paris será a trigésima, mas na contagem oficial a numeração é de XXXIII (33).
Isso acontece porque três edições, que já tinham definição de local, foram canceladas em virtude de guerras. Tais Olimpíadas foram as de 1914 (VI, seria em Berlim, Alemanha), 1940 (XII, seria em Tóquio, no Japão e foi transferida para Helsinque, na Suécia, antes do cancelamento definitivo) e 1944 (XIII, seria em Londres, na Inglaterra).
Leia mais
História das Olimpíadas: qual é o principal objetivo?
De acordo com o site do Comitê Olímpico do Brasil (COB), o objetivo das Olimpíadas é utilizar o esporte como um instrumento para a promoção da paz, da união e do respeito pelos adversários e pelas regras.
“O objetivo é contribuir na construção de um mundo melhor, sem qualquer tipo de discriminação, e assegurar a prática esportiva como um direito de todos”, destaca o portal do comitê.
História das Olimpíadas: onde começaram os Jogos Olímpicos?
Os Jogos Olímpicos da Antiguidade tiveram início na cidade de Olímpia, na Grécia Antiga, séculos atrás. Quando retornaram, na era moderna, a primeira edição foi realizada em Atenas, Grécia, no ano de 1896.
A primeira edição dos Jogos Olímpicos de Verão no Brasil veio em 2016, no Rio de Janeiro. Tal ocasião representou também o primeiro ano de realização em solo sul-americano.
História das Olimpíadas: quais são os símbolos dos Jogos Olímpicos?
Existem diversos símbolos olímpicos, com o objetivo de representar os valores da competição, como destaca o COB.
Aros
São cinco aros que representam a união dos continentes, nas cores azul, amarelo, preto, verde e vermelho, interligados sobre um fundo branco. Foram realizados pelo Barão de Coubertin.
Tocha
Tradição que remete à Antiguidade, a tocha é transportada por atletas e cidadãos comuns até o local no qual será a Cerimônia de Abertura. A ideia é carregar uma mensagem de paz e amizade. O ato com a chama teve início em 1936 (Berlim). A cada Olimpíada, uma nova tocha pode ser criada pela sede.
Hino
O Hino Olímpico foi composto em 1896 pelo grego Spirou Samara e tem letra do músico grego Cositis Palamas. Em congresso no ano de 1958, o COI adotou o Hino, que passou a ser executado em todas as cerimônias olímpicas oficiais, junto ao hasteamento ou arriamento da bandeira.
Mascotes
As mascotes olímpicas simbolizam a alegria presente na realização dos jogos, trazendo características da sede do evento. A primeira mascote foi o cãozinho Waldi, nos Jogos Olímpicos de Munique, em 1972. No Rio, em 2016, a mascote foi Vinícius, representação da fauna brasileira.
Lema
O lema dos Jogos Olímpicos é “Citius, Altius, Fortius”, que em latim significa “o mais rápido, o mais alto, o mais forte”. A citação foi criada pelo padre Henri Didon, amigo do Barão de Coubertin. A intenção é ressaltar o esforço dos atletas.
Medalhas
As medalhas são as premiações para o pódio: ouro (primeiro), prata (segundo) e bronze (terceiro). Além disso, todos os atletas e oficiais que participam da competição recebem uma medalha de participação.
Ao longo de 23 edições dos Jogos de Verão, o Brasil já conquistou 150 medalhas: 37 de ouro, 42 de prata e 71 de bronze.
Juramento
O juramento consiste em um compromisso pronunciado em clube. Desde Antuérpia 1920, um atleta realiza o juramento na cerimônia de abertura, em nome de todos os participantes.
Conforme o COB, o juramento atual é o seguinte: “Em nome de todos os competidores, prometo participar destes Jogos Olímpicos respeitando e cumprindo com as normas que o regem, me comprometendo com um esporte sem doping e sem drogas, no verdadeiro espírito esportivo, pela glória do esporte e em honra às nossas equipes”.
Desde Munique 1972, os árbitros também possuem um juramento: “Em nome de todos os juízes e árbitros, prometo que participaremos destes Jogos Olímpicos, sem preconceito, respeitando e seguindo as regras que os regem com o verdadeiro espírito da esportividade”.
História das Olimpíadas: onde os Jogos já aconteceram?
Os Jogos Olímpicos de Verão já aconteceram em 23 cidades diferentes, em locais da Europa, das Américas, da Ásia e da Oceania. A África ainda não recebeu nenhuma edição do evento.
As cidades que foram sedes em mais de uma oportunidade são Londres (1908, 1948 e 2012), Paris (1900, 1924 e 2024), Los Angeles (1932 e 1984, além de 2028), Atenas (1896 e 2004) e Tóquio (1964 e 2020).
O Rio de Janeiro foi a primeira sede dos Jogos de Verão na América do Sul, em 2016.
História das Olimpíadas: quais são os tipos de Jogos Olímpicos?
Os primeiros Jogos Olímpicos foram os de Verão, que ocorreram em 1896, na cidade de Atenas. Em 1924, aconteceu a primeira edição dos Jogos Olímpicos de Inverno, em Chamonix, na França.
Os Jogos Paralímpicos, destinados a pessoas com deficiência, começaram em 1960, na cidade de Roma (Itália), como destaca o site das Olimpíadas. Os Jogos Paralímpicos de Inverno foram realizados pela primeira vez em 1976, em Örnsköldsvik, na Suécia.
Em 2010, surgiram os Jogos Olímpicos de Verão da Juventude, em Singapura (capital do país Singapura). As Olimpíadas de Inverno da Juventude tiveram início no ano de 2012, em Innsbruck (Áustria).