Atletas Neutros Individuais nas Olimpíadas de Paris: quem são?

Os AIN são os atletas russos e bielorrussos nos Jogos de Paris 2024 sob bandeira neutra, após suspensão por conflito na Ucrânia; conheça

O Conselho Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI) estabeleceu um Painel de Revisão de Elegibilidade de Atletas Neutros Individuais (Ainerp) para avaliar a elegibilidade dos atletas com passaporte russo ou bielorrusso que se qualificarem para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

O COI suspendeu em dezembro a Rússia dos Jogos de 2024, por conta da guerra entre Rússia e Ucrânia, mas autorizou os atletas russos e bielorrussos a competirem como Atletas Neutros Individuais, desde que não apoiem ativamente os conflitos.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Foi esclarecido que o critério escolhido é o mesmo utilizado para os participantes olímpicos independentes nos Jogos Olímpicos de Barcelona de 1992 (da ex-Iugoslávia). O COI relatou que o cenário espelhava o dos Jogos de Barcelona de 1992 para “Participantes Olímpicos Independentes” da ex-Iugoslávia.

Clique aqui para seguir o canal de Esportes do O POVO no WhatsApp

Olimpíadas de Paris: Atletas Neutros Individuais não vão participar da cerimônia de abertura

Os chefes olímpicos anunciaram que os atletas russos e bielorrussos que competirem nos Jogos Olímpicos em Paris sob uma bandeira neutra não poderão participar da cerimônia de abertura.

Atletas Neutros Individuais (AINs) de qualquer país “não participarão do desfile de delegações e equipes durante a cerimônia de abertura, uma vez que são atletas individuais”, disse o diretor do COI, James Macleod, após uma reunião do conselho executivo do Comitê Olímpico Internacional em Lausanne.

“Mas será dada a eles a oportunidade de vivenciar o evento”, acrescentou Macleod.

Atletas da Rússia e da Bielorrússia já haviam sido proibidos de comparecer à cerimônia de abertura das Paraolimpíadas, que começa em Paris no dia 28 de agosto, pouco mais de duas semanas após o término das Olimpíadas.

Rússia utiliza esporte para se promover, segundo ministro ucraniano; VEJA

Atletas Neutros Individuais: proibições nas Olimpíadas de Paris

Além de proibir quaisquer ligações com suas nações e o conflito entre os países, os atletas pertencentes ao AIN estão proibidos de usar a bandeira olímpica neutra e o hino olímpico e, em vez disso, vão usar uma bandeira representando um emblema circular da AIN e um hino instrumental sem letra, ambos atribuídos pelo COI.

As medalhas conquistadas por um atleta da AIN não serão exibidas no quadro de medalhas do Comitê Olímpico Nacional.

Olimpíadas de Paris: VEJA quais países participam dos Jogos Olímpicos

Atletas Neutros Individuais: atletas russos já sofreram com inibições em Tóquio

Os atletas oriundos da Rússia já sofreram com vedações desde a última Olimpíada, em Tóquio. Naquela ocasião, eles não eram identificados como AIN, e sim como ROC - Comitê Olímpico Russo.

Na época, este foi o resultado de uma decisão da Agência Mundial Antidoping (WADA) em 9 de dezembro de 2019 banindo a Rússia de todos os esportes internacionais por quatro anos.

Essa punição aconteceu depois que foi descoberto que os dados fornecidos pela Agência Antidoping Russa foram manipulados por autoridades russas com o objetivo de proteger os atletas envolvidos em seu esquema de doping patrocinado pelo estado.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar