Ginasta romena lamenta confusão sobre medalha de bronze envolvendo Chiles

Ana Barbosu, que recebeu de volta o bronze da ginástica artística, deu recado para Jordan Chiles e Sabrina Voinea nas redes sociais: "o ódio direcionado a nós é muito doloroso"

A ginasta romena Ana Barbosu publicou uma mensagem à Jordan Chiles e Sabrina Voinea, neste domingo, dia 11 de agosto, lamentando a confusão envolvendo a troca de medalhas e a mudança das colocações do terceiro lugar do pódio da ginástica artística das Olimpíadas de Paris 2024.

VEJA: Brasil encerra Olimpíadas de 2024 com 20 medalhas, 2ª melhor marca da história

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A prova de ginástica artística da Olimpíada de Paris que rendeu o ouro para a brasileira Rebeca Andrade sofreu uma alteração no pódio após o recurso da Federação da Romena de Ginástica ser aceito.

Com a mudança, a americana Jordan Chiles perdeu a medalha de bronze, e a atleta romena Ana Maria Barbosu assumiu o terceiro lugar.

Sobre isso, a romena declarou em suas redes sociais que entende o sentimento de tristeza de Chiles e que deseja estar no próximo pódio ao seu lado.

“Sabrina, Jordan, meus pensamentos estão com você. Eu sei o que você está sentindo, porque eu passei pela mesma coisa. Mas eu sei que você voltará mais forte. Eu espero do fundo do meu coração que nas próximas olimpíadas nós três vamos dividir o mesmo pódio. Esse é o meu verdadeiro sonho.”

Além disso, a atleta disse que a situação não existiria se as pessoas no comando “tivessem respeito à regulação". E acrescentou:

“Nós, atletas, não somos culpadas e o ódio direcionado a nós é muito doloroso. Eu espero terminar os Jogos Olímpicos de Paris no espírito do Olimpismo, o verdadeiro valor do mundo.”

Olimpíadas 2024: entenda o que fez Chiles perder o bronze

A Corte Arbitral do Esporte (CAS) julgou que a equipe dos Estados Unidos pediu o recurso da nota após ultrapassar o tempo regulamentar na final de solo. A partir disso, a ginasta americana Jordan Chiles não teve sua nota aumentada e Ana Maria Barbosu retornou ao pódio.

Ao final do campeonato de ginástica artística, Ana Barbosu, que foi a penúltima a se apresentar, somou 13.700 pontos e ficou na terceira colocação, atrás de Rebeca Andrade e Simone Biles.

Na sequência, Jordan Chiles recebeu 13.666 de nota. A romena já estava comemorando o pódio, quando a ginasta americana pediu revisão de sua nota e os árbitros aumentaram para 13.766.

Contudo, com a decisão recusada, a também romena Sabrina Voinea terminou a competição na quarta posição e Chiles na quinta.

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar