Enquanto isso em Paris: Brasil conquista pódio completo de medalhas em finais emocionantes

Time verde e amarelo também viveu definições na maratona aquática e em provas do atletismo. Ouro de Ana Patrícia e Duda, assim como prata de Isaquias e bronze de Piu foram alcançaram em provas cheias de reviravolta

Um pódio completo de novas medalhas: assim o Brasil terminou esta sexta-feira, 9, de Olimpíadas de Paris-2024. O primeiro lugar foi alcançado com muita emoção pela dupla feminina do vôlei de praia, Ana Patrícia e Duda, que venceram as canadenses Melissa Paredes e Brandie Wilkerson por 2 sets a 1, com parciais de 26/24, 12/21 e 15/10.

Na segunda colocação, Isaquias Queiroz conquistou a medalha de prata na Olimpíada de Paris 2024 após fazer uma excelente recuperação na final da canoagem C1 1000m. Com o segundo lugar no pódio, ele chegou a sua quinta medalha em Olimpíadas e igualou a quantidade de títulos de Robert Scheidt e Torben Grael.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Já na terceira posição, Alison dos Santos, conhecido também como Piu, cruzou a linha de chegada dos 400 metros com barreira em 47s06. O brasileiro se manteve na parte da frente durante toda a corrida. Nos últimos metros, Piu assumiu a terceira colocação, mas não teve perna para alcançar os líderes, garantindo mais uma medalha de bronze para o Time Brasil em Paris.

As emoções além das medalhas

Além das medalhas e do hino nacional brasileiro ressoando na Arena Torre Eiffel, o Brasil também viveu emoções na ginástica rítmica, apesar de não ter alcançado medalhas. Na apresentação individual, Babi Domingos terminou na 10ª colocação com uma nota de 123.100.

Já no grupo, houve um grande drama já que o time formado pelas brasileiras Maria Eduarda Akaki, Victoria Borges, Déborah Medrado, Sofia Pereira e Nicole Pircio terminou na nona posição na prova classificatória, realizada na Arena La Chapelle, e foi eliminado.

Parte da desclassificação brasileira ocorreu após Victoria Borges se machucar durante a segunda apresentação. A atleta seguiu com toda a coreografia programada, emocionando ao público e as colegas de elenco pela garra, mas o grupo acabou ficando para trás na pontuação.

Desistência na Maratona Aquática

Competindo pela primeira vez na Maratona Aquática, o atleta Guilherme 'Cachorrão' acabou não finalizando a prova realizada no rio Sena. Ele desistiu durante a quarta das seis voltas do percurso, quando até então o mais perto que tinha chegado do pódio era na 14ª colocação. Ao todo, ele fez a marca de 6,6 quilômetros nadados em uma média de 1 hora e 16 minutos. 

Fim do Taekwondo

O taekwondo do Brasil encerrou com uma medalha de bronze a participação nos Jogos Olímpicos de Paris. No dia seguinte à conquista da medalha pelo paraibano Edival Marques, o Netinho, foi a vez de Caroline Santos, a Juma, e de Henrique Marques estrearem no ringue montado no Grand Palais, museu adaptado para receber a competição.

Na categoria até 67 quilos para mulheres, Caroline Santos teve como adversáriaSasikarn Tongchan, da Tailândia. A brasileira acabou derrotada por 2 a 0 e precisava aguardar pelo desempenho da tailandesa para saber se teria o direito de disputar a repescagem. Isso aconteceria caso Tongchan chegasse à final. Mas a atleta da Tailândia foi derrotada nas quartas de final, o que causou a eliminação automática da brasileira.

A situação foi parecida com a de Henrique Marques na categoria até 80 kg para homens. A diferença é que o atleta nascido na cidade de Itaboraí venceu a luta de estreia por 2 a 0 sobre Saleh El-Sharabaty e avançou para as quartas de final. No segundo combate, Henrique não conseguiu vencer o sul-coreano Seo Geo-woo, que saiu vitorioso por 2 a 0. O brasileiro passou a torcer para que Geo-woo chegasse até a luta do ouro para que pudesse ser puxado para a repescagem. Mas o atleta do Coreia do Sul foi derrotado na semifinal, deixando o brasileiro fora da briga pelo bronze. 

Outras finais do atletismo

Além de Piu, que conquistou medalha, o Brasil participou de outras finais pelo atletismo. No salto triplo, Almir Júnior finalizou a disputa na 11ª posição e ficou de fora do pódio. O brasileiro teve os holofotes para si, no entanto, após pedir a mão da namorada, a influenciadora Talita Ramos, em casamento. 

Além dele, no levantamento de peso, a brasileira Amanda Schott terminou na oitava colocação da categoria até 71 kg do levantamento de peso, com 229 pontos, nos Jogos Olímpicos de Paris. Esta foi a estreia da carioca em uma competição olímpica.

A norte-americana Olivia Reeves, medalhista de ouro, bateu o recorde olímpico no arranco, chegando à marca de 117 kg levantados. Fechando o pódio totalmente americano, a colombiana Mari Sanchez e a equatoriana Angie Palacios ficaram com a prata e o bronze, respectivamente. (Com trechos de Agência Brasil, Gazeta Esportiva, Victor Barros e João Vitor Umbelino)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar