Nadadora olímpica ganha ouro histórico e dedica medalha a cão falecido
Depois de vencer a maratona olímpica, Sharon van Rouwendaal homenageou seu cachorro falecido, Rio, beijando a tatuagem de sua pata em seu pulso
23:40 | Ago. 09, 2024
Depois de conquistar a vitória na maratona olímpica de natação, a nadadora holandesa Sharon van Rouwendaal beijou e apontou para a tatuagem de uma pata em seu pulso em homenagem ao seu cachorro falecido.
A nadadora adotou seu cachorro em 2016, após ganhar a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
Curiosamente, o cachorro acabou se chamando "Rio" por conta da cidade onde foi adotado. Semanas antes do oitavo aniversário de Rio, em junho, ele desenvolveu complicações de saúde que exigiram cirurgia. Embora a operação parecesse ter ido bem, Rio faleceu logo depois.
Olimpíadas caninas? CONHEÇA a competição de surfe para cães
“Ele precisava de uma pequena operação nos pulmões, então fiz isso com a esperança de que pudéssemos viver na Holanda depois das Olimpíadas juntos, na minha casa com um jardim. Ele teve complicações depois da cirurgia e morreu", relatou Sharon com muita tristeza em seu Instagram.
Nadadora homenageia cachorro nas Olimpíadas: tatuagem e apoio dos fãs
Após vencer o evento, Rouwendaal saiu da água antes de apontar e beijar a tatuagem de seu cachorro em seu pulso. Uma página dedicada a cães chamada WeRateDogs compartilhou um clipe da celebração e sua entrevista no Instagram.
"Sharon van Rouwendaal, da Holanda, enfrentou uma corrida de 10.000 metros no Sena para levar para casa a medalha de ouro", dizia a legenda.
Animais cantores? CONHEÇA os artistas criados por IA que são febre no TikTok
Tocados pelas palavras emocionais de Sharon van Rouwendaal, muitos fãs correram para os comentários para expressar suas reações.
Um deles escreveu: "Identificável! Meus filhotes também estão tatuados em mim, eles são um lembrete constante para continuar por eles." Outro acrescentou: "Eu não estou chorando. Você está chorando!" Um internauta expressou que Rouwendaal merecia uma pontuação ainda maior por seu gesto.
Nadadora homenageia cachorro: performance e medalhas
Sharon van Rouwendaal chegou ao final em Paris em 2 horas e 3,34 segundos. Esta foi a primeira medalha de ouro de Rouwendaal nas Olimpíadas desde o Rio 2016, já que ela só conseguiu uma prata em Tóquio, três anos atrás.
Olimpíada: após prova, brasileiro pede namorada em casamento; SAIBA MAIS
Cão terapêutico da equipe de ginástica feminina dos EUA
Outro cachorro que ganhou destaque nos Jogos foi Beacon, um golden retriever que desempenhou um papel importante nas Olimpíadas deste ano como cão de terapia para a equipe de ginástica dos EUA.
O cãozinho acompanhou o time formado por superestrelas olímpicas, incluindo Simone Biles, Suni Lee, Jordan Chiles, Jade Carey e Hezly Rivera, e com Beacon ao lado deles, o peso da saúde mental fica um pouco mais leve.
O golden retriever de quatro anos, que não pôde comparecer às Olimpíadas de Paris, está presente para dar apoio desde as recentes eliminatórias olímpicas de ginástica dos EUA, junto com sua treinadora, Tracey Callahan, ex-treinadora de ginástica rítmica.
Nos últimos anos, percebeu-se que o desempenho não depende mais somente de um físico treinado, mas também de uma mente preparada. Para esse fim, a terapia com animais de estimação oferece uma infinidade de benefícios para acalmar as mentes dos atletas competidores.
Beacon é o primeiro cão de terapia do time americano de ginástica (USAG) — ele até recebeu suas próprias credenciais para os testes. A USAG o contratou em meio período para confortar ginastas e equipe, e ele tem trabalhado incansavelmente, às vezes por 15 horas por dia, para fazer seu trabalho.