Escalada nas Olimpíadas: tipos, regras, principais atletas e mais

A escalada esportiva estreou nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2021 e continua a crescer em popularidade, com novas disciplinas e recordes quebrados em Paris

A escalada esportiva estreou nos Jogos de Tóquio em 2021. Antes disso, o esporte entrou no radar olímpico nos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires, em 2018. Em Paris, os primeiros atletas já conquistaram medalhas no esporte.

De beach tennis a escalada: CONHEÇA os esportes casuais e radicais no Ceará

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A adição da escalada, junto com o skate e o surfe, foi parte de um movimento para expandir o programa e incluir mais esportes urbanos, com foco em atrair mais popularidade entre os jovens. A escalada esportiva permanecerá no programa para as Olimpíadas de Verão de Los Angeles 2028.

Escalada esportiva nas Olimpíadas: tipos

A escalada esportiva olímpica é dividida em três tipos: guiada, boulder e velocidade. O que é diferente nesses Jogos em comparação com Tóquio é que a escalada de velocidade foi separada em seu próprio evento, enquanto boulder e guiada permanecem combinados.

Dessa forma, os escaladores se concentram em suas especialidades. Conheça um pouco mais sobre as disciplinas.

Escalada boulder

Atletas escalam uma parede de 4,5 metros sem cordas em um período limitado de tempo e com o menor número de tentativas possível.

Depois de Rebeca, Brasil tem chances de mais ouros nas Olimpíadas?; SAIBA MAIS

Escalada guiada

Os escaladores vão o mais alto que conseguem em uma parede de 15 metros em seis minutos, em uma única tentativa.

Escalada em velocidade

Em rodadas de eliminação um contra um e corridas cronometradas, os escaladores escalam uma parede de 15 metros com uma inclinação de cinco graus.

Escalada esportiva nas Olimpíadas: regras e mudanças

O sistema de pontuação também é diferente do usado em Tóquio. As pontuações de cada disciplina durante os Jogos de 2021 foram multiplicadas entre si para atingir uma pontuação final.

Mas, com a escalada de velocidade fora da equação, a nova perspectiva de julgamento para boulder e guiada envolve um máximo de 200 pontos.

Os escaladores marcam pontos no boulder ao avançar pela parede através de várias "zonas" (5 pontos para a zona baixa, 10 pontos para a zona alta) e por atingir o ponto mais alto (25 pontos).

Os pontos são reduzidos conforme as tentativas.

Brasil e Marta lutarão pelo ouro olímpico contra seu maior carrasco, os EUA; VEJA

Escalada esportiva nas Olimpíadas: destaques e recordes em Paris 2024

As disputas de escalada nos Jogos Olímpicos de Paris tiveram início no domingo, 5 de agosto. As primeiras modalidades a serem competidas foram boulder masculino e as qualificatórias da escalada de velocidade feminina.

No dia, o principal destaque foi na escalada de velocidade. Aleksandra Miroslaw, da Polônia, quebrou seu próprio recorde mundial duas vezes, garantindo os melhores tempos da competição até o momento, com 6.21 na sua primeira tentativa cronometrada e 6.06 na segunda.

No segundo dia de competição de escalada nas Olimpíadas, segunda-feira, 6 de agosto, aconteceram as competições de boulder feminino e escalada de velocidade masculina.

A escalada de velocidade masculina também foi marcada por tempos recordes. Veddriq Leonardo, da Indonésia, igualou seu tempo ao recorde mundial com 4,79. Porém, na etapa qualificatória, Sam Watson, americano de apenas 18 anos, baixou ainda mais o recorde mundial, deixando-o em 4,75.

As competições continuam até o dia 10 de agosto, penúltimo dia de disputas nos Jogos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar