Brasil vence Itália na disputa por equipes e conquista medalha de bronze inédita

Após ter sofrido empate, equipe brasileira venceu o bronze na luta de desempate com Rafaela Silva

11:50 | Ago. 03, 2024

Por: Lara Santos
Rafaela Silva garantiu o bronze para o Brasil (foto: Jack GUEZ / AFP)

O Brasil venceu a Itália na disputa por equipes mistas no judô e garantiu a medalha de bronze na manhã deste sábado, 3. Ao largar em vantagem nas duas primeiras lutas, o Brasil viu os italianos igualarem o placar. Por isso, a disputa foi decidida em confronto de desempate em uma categoria sorteada. Na luta da categoria até 57kg, Rafaela Silva venceu Veronica Toniolo e garantiu pódio para o Brasil.

Esta é a primeira medalha olímpica do Brasil desde que as disputas por equipes passaram a integrar os jogos olímpicos. Com isso, esta é a quarta vez que o Brasil garante medalha pelo judô nestas Olimpíadas. Esta já é a melhor campanha da história do judô brasileiro em ciclos olímpicos. No retrospecto geral, o esporte já soma 28 medalhas para o País em jogos olímpicos. 

Disputas individuais

A primeira luta entre os países iniciou com a categoria até 90kg. Em confronto equilibrado, Rafael Macedo largou com desvantagem ao receber duas punições diante do italiano Christian Parlati. Já no golden score, o brasileiro tentou a primeira grande entrada e finalizou o adversário com um ippon, garantindo o primeiro ponto brasileiro.

No segundo confronto, pela categoria acima de 70kg, foi a vez de Beatriz Souza, atual campeã olímpica, entrar no dojô. Dominando a adversária desde o início, Bia conseguiu um wazari logo aos 30 segundos de luta e em seguida encaixou uma imobilização na adversária Asya Tavano. Segunda vitória brasileira no confronto.

A terceira luta da chave também foi decidida no golden score. Pela categoria acima de 90kg, Leonardo Gonçalves enfrentou Gennaro Pirelli e perdeu ao sofrer um wazari com três minutos de tempo extra de luta.

Já no quarto duelo, a campeã olímpica Rafaela Silva enfrentou Verônica Toniolo pela categoria até 57kg. Sem dar chances para a adversária, a brasileira pontuou com um wazari aos 2 minutos de luta e, ainda no chão, imobilizou a adversária, vencendo por ippon. Vantagem de 3 a 1 para o Brasil.

Em seguida, foi a vez de Willian Lima, medalhista de prata em Paris-2024, enfrentar o italiano Manuel Lombardo pela categoria até 73kg. Em uma luta acirrada, o brasileiro foi derrotado pelo italiano ao sofrer um ippon aos 40 segundos de golden score. Assim, a Itália diminuiu a vantagem do Brasil para 3 a 2.

Em seguida, Ketleyn Quadros, medalhista olímpica em Pequim-2008, enfrentou Russo Savita na categoria até 70kg. Aos dois minutos de luta, a brasileira assumiu a vantagem ao conseguir um wazari. Entretanto, faltando 26 segundos para o fim da luta, a italiana reverteu a luta com um ippon, igualando o placar.

Na luta de desempate, a categoria sorteada foi a de até 57kg com Rafaela Silva, que enfrentou novamente a italiana Veronica Toniolo. Logo aos 14 segundos de luta, a brasileira campeã olímpica no Rio-2016 conseguiu um wazari e garantiu a medalha de bronze para o Brasil.