Rebeca Andrade se torna a brasileira com mais medalhas olímpicas

Prata no individual geral da ginástica artística "desempata" disputa com Fofão e Mayra Aguiar, chegando a quatro pódios. Ela só fica atrás de dois homens, os velejadores Robert Scheidt (5) e Torben Grael (5)

Com as duas medalhas já conquistadas nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, a ginasta Rebeca Andrade se tornou a maior medalhista brasileira na história. São quatro pódios: um ouro e uma prata em Tóquio-2020 e um bronze e uma prata nesta edição da Olimpíada.

A prata no individual geral da ginástica, conquistada nesta quinta-feira, 1º, fez com que Rebeca ultrapassasse dois ícones do esporte nacional: a judoca Mayra Aguiar e a levantadora Fofão, do vôlei. A ginasta havia sido bronze por equipes, em resultado histórico para o Brasil nesta edição de Olimpíada, além do ouro no salto e da prata no individual geral em Tóquio-2020.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Entre todos os atletas brasileiros, ela segue atrás de dois velejadores: Robert Scheidt e Torben Grael, ambos com cinco pódios. Rebeca igualou ainda Serginho, líbero do vôlei, o nadador Gustavo Borges, e o canoísta Isaquias Queiroz. Deste, o único ainda em atividade é Isaquias, que competirá em Paris-2024.

Rebeca Andrade ainda terá chance de aumentar a coleção de medalhas em Paris. Ela é finalista em três dos quatro aparelhos da ginástica artística feminina. No sábado, 3, às 11h20min, ela duela com a hexacampeã olímpica Simone Biles pela coroa no salto sobre a mesa — prova na qual a brasileira é a atual campeã olímpica.

Já na segunda-feira, 5, ela terá mais duas decisões. Às 7h38min, ela sobe na trave de equilíbrio. Horas depois, às 9h23min, Rebeca Andrade faz a esperada final do solo, com direito a Beyoncé e Anitta na trilha sonora.

Além disso, aos 25 anos, ela tem condições de ainda competir nas próximas Olimpíadas, Los Angeles-2028. Rebeca esteve em todas as medalhas femininas brasileiras na ginástica até hoje.

Brasileiras com mais medalhas olímpicas (mulheres)

4 - Rebeca Andrade (ginástica artística)

3 - Fofão (vôlei) e Mayra Aguiar (judô) 

Brasileiros com mais medalhas (homens e mulheres)

5 - Torben Grael (vela) e Robert Scheidt (vela)

4 - Rebeca Andrade (ginástica artística), Serginho (vôlei), Isaquias Queiroz (canoagem) e Gustavo Borges (natação)

3 - Marcelo Ferreira (vela), Bruninho (vôlei), Dante (vôlei), Giba (vôlei), Rodrigão (vôlei), Emanuel (vôlei de praia), Ricardo (vôlei de praia), César Cielo (natação), Fofão (vôlei), Rodrigo Pessoa (hipismo) e Mayra Aguiar (judô).

As conquistas de Rebeca Andrade em Olimpíadas

Paris-2024

Prata - individual geral

Bronze - equipes

Tóquio-2020

Ouro - salto

Prata - individual geral

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar