"Coisas que é melhor nem pensar": o que atletas viram no rio Sena
Com a polêmica envolvendo a qualidade das águas do Sena, o triatlo rendeu críticas e elogios dos atletas após a prova; confira alguns delesApós as polêmicas suspensões dos treinos do triatlo pela má qualidade da água, as disputas foram realizadas nesta quarta-feira, 31 de julho, conforme o cronograma de jogos. A decisão foi divulgada na véspera, 30, após serem realizados novos testes no rio Sena.
No entanto, os atletas se mostraram divididos em suas opiniões a respeito da realização da prova. Enquanto alguns partiram em defesa da organização do evento, outros apontaram a contaminação da água como um descuido com a saúde dos atletas.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Paris 2024: Qualidade da água no rio Sena preocupa atletas
A belga Jolien Vermeylen foi uma das atletas que mais criticou a realização da prova. Preocupada com a ingestão de água poluída, ela declarou ter tentado proteger seu organismo antes de iniciar a maratona, tomando probióticos e Yakult.
“Bebi muita água. Vamos saber amanhã se estou doente ou não.” declarou Jolien ao final da disputa. Além disso, também chegou a relatar ter tido contato com “coisas que é melhor nem pensar” enquanto nadava pelo rio e disse esperar que nenhum atleta fique doente por conta da prova.
Ela ainda apontou a decisão de realizar a prova como uma obrigação a ser cumprida por Paris, não por apreço à saúde dos atletas, mas como uma forma de manter a boa reputação do país anfitrião. “Teria sido uma vergonha para a organização, para Paris, para a França”, criticou a triatleta.
A espanhola Anna Godoy, que terminou em 17º lugar no triatlo, também não escondeu sua insatisfação com a comissão organizadora das Olimpíadas. “Estão vendendo que pensaram na saúde dos atletas, mas isso não é verdade”, destacou ao finalizar o percurso.
Leia mais
Apesar de tantos comentários negativos, alguns atletas se mostraram contentes com a realização da prova no rio Sena. Foi o caso da medalhista de bronze, Beth Potter, que disse confiar na organização do triatlo mundial e afirmou que a qualidade da água estava boa para nado.
A francesa Cassandre Beaugrand e a suíça Julie Derron, ouro e prata, respectivamente, também demonstraram confiança na equipe do triatlo e não fizeram comentários negativos sobre a situação.
Poluição e limpeza do rio Sena
A contaminação no rio Sena não é um problema recente. Após cem anos de proibição para banho, a França investiu cerca de US$ 1,5 bilhão para melhorar a qualidade da água e torná-la apropriada para receber os jogos olímpicos deste ano.
O projeto de regeneração fluvial, no entanto, não saiu como esperado e os níveis da bactéria e.coli se mostraram dez vezes maiores durante o mês de junho, faltando apenas um mês para o início das Olimpíadas.
A situação, no entanto, continuou a ser monitorada pelas autoridades envolvidas, com a realização diária de testes para calcular o nível de poluição da água. A partir dos resultados, o triatlo teve uma de suas provas e dois de seus treinos adiados, o que causou toda a polêmica em torno da situação.
Rio Sena nas Olimpíadas: provas e programação
As brasileiras Djenyfer Arnold e Vittoria Lopes defenderam bem o País. Enquanto Arnold se destacou no ciclismo, chegando a ficar no top 10, Lopes foi ao 3º lugar na natação. As duas, porém, perderam colocação nas outras etapas e terminaram a maratona em 20º e 25º lugar, respectivamente.
Já os atletas brasileiros Miguel Hidalgo e Manoel Messias, finalizaram o percurso em 10º e 45º lugar, respectivamente, com Hidalgo conquistando a melhor colocação para o Brasil na história da modalidade.
Os atletas voltam às águas do rio Sena na próxima semana para revezamento misto do triatlo e para as maratonas aquáticas. Confira a programação:
05 de agosto (segunda-feira)
Triatlo: Revezamento misto
Horário: A partir das 3h (horário de Brasília)
08 de agosto (quinta-feira)
Maratona aquática 10 km: Final feminina
Horário: A partir das 2h40min (horário de Brasília)
09 de agosto (sexta-feira)
Maratona aquática 10km: Final masculina
Horário: A partir das 2h40min (horário de Brasilia)