Beach tennis pode se tornar esporte olímpico? Entenda
Federação Internacional de Tênis espera resposta positiva após cumprir requisitos do Comitê Olímpico InternacionalA Federação Internacional de Tênis (ITF, sigla em inglês) solicitou ao Comitê Olímpico Internacional (COI) a inclusão do tênis de praia nas Olimpíadas. A resposta está prevista para meados de 2026. Apesar do longo tempo de espera, o coordenador nacional de beach tennis da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), Jeferson Pinto, está otimista com a inclusão do esporte.
Clique aqui para seguir o canal de Esportes do O POVO no WhatsApp
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“O beach tennis já atende a todos os pré-requisitos. O COI determina quatro critérios iniciais para cada esporte concorrer a uma vaga no programa olímpico (…) O beach tennis atende a todos e tem tudo para brigar por essa vaga em 2032”, disse o coordenador em entrevista ao podcast Saque na Cinco.
Como será o beach tennis nas Olimpíadas, caso seja aprovado?
Caso o beach tennis seja aprovado nos Jogos Olímpicos, deve ser disputado em três categorias: duplas masculinas, duplas femininas e duplas mistas.
O modelo já é utilizado nos Jogos Mundiais de Praia, realizados pela última vez no Catar em 2019.
Com cada país indicando duas duplas, o Brasil poderia conquistar até seis medalhas na nova modalidade.
LEIA MAIS | Cearense Thiago Monteiro é eliminado no tênis de duplas após derrota em Paris
Atender aos critérios não garante a inclusão do esporte nas Olimpíadas
Ter gabaritado nos requisitos iniciais do COI, entretanto, ainda não garante a presença do beach tennis em Brisbane, na Austrália.
Segundo Jeferson, a modalidade precisa conquistar uma indicação do Comitê Olímpico Australiano para ser uma das atrações estreantes nos Jogos de 2032.
“Esperamos que a Federação Australiana de Tênis e o Comitê Olímpico Australiano enxerguem este crescimento e indiquem o beach tennis para figurar nas Olimpíadas de Brisbane em 2032”, torce Pinto, exaltando a atuação da Federação de Tênis na Oceania.
Leia mais
Por que o beach tennis não estreará em Los Angeles em 2028?
Com a resposta positiva do COI, o tênis de praia só seria incluído nas Olimpíadas de Brisbane em 2032, pois a entidade já divulgou os novos esportes para as próximas Olimpíadas, que serão em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Em entrevista coletiva realizada em 2023, o comitê confirmou que flag football e squash estrearão no evento. Daqui a quatro anos, lacrosse, críquete e beisebol/softebol retornam às Olimpíadas.
Portanto, a inclusão do tênis de praia seria somente nas Olimpíadas de Brisbane, em 2032.
São Paulo sediará a Copa do Mundo de Beach Tennis em 2024
Enquanto aguardam a resposta do COI, os times do Brasil se destacam nas competições de tênis de praia e a cidade de São Paulo sediará a Copa do Mundo da modalidade em 2024.
Ocorrendo entre 9 e 15 de dezembro, o torneio terá premiação em dinheiro pela primeira vez, no valor de US$ 35 mil (cerca de R$ 183 mil) entre os atletas masculinos e femininos, segundo a CNN Brasil.
A competição terá que “limpar” a imagem do Brasil na modalidade, já que, no ano passado, a Copa do Mundo foi realizada em Guarapiranga, São Paulo, e os atletas tiveram problemas de estrutura e deslocamento para os treinos e jogos.
Nessa mesma edição, a final entre Brasil e Itália não foi disputada por chover bastante na cidade.