Beach tennis pode se tornar esporte olímpico? Entenda

Federação Internacional de Tênis espera resposta positiva após cumprir requisitos do Comitê Olímpico Internacional

A Federação Internacional de Tênis (ITF, sigla em inglês) solicitou ao Comitê Olímpico Internacional (COI) a inclusão do tênis de praia nas Olimpíadas. A resposta está prevista para meados de 2026. Apesar do longo tempo de espera, o coordenador nacional de beach tennis da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), Jeferson Pinto, está otimista com a inclusão do esporte.

Clique aqui para seguir o canal de Esportes do O POVO no WhatsApp

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

“O beach tennis já atende a todos os pré-requisitos. O COI determina quatro critérios iniciais para cada esporte concorrer a uma vaga no programa olímpico (…) O beach tennis atende a todos e tem tudo para brigar por essa vaga em 2032”, disse o coordenador em entrevista ao podcast Saque na Cinco.

Como será o beach tennis nas Olimpíadas, caso seja aprovado?

Caso o beach tennis seja aprovado nos Jogos Olímpicos, deve ser disputado em três categorias: duplas masculinas, duplas femininas e duplas mistas.

O modelo já é utilizado nos Jogos Mundiais de Praia, realizados pela última vez no Catar em 2019.

Com cada país indicando duas duplas, o Brasil poderia conquistar até seis medalhas na nova modalidade.

LEIA MAIS | Cearense Thiago Monteiro é eliminado no tênis de duplas após derrota em Paris

Atender aos critérios não garante a inclusão do esporte nas Olimpíadas

Ter gabaritado nos requisitos iniciais do COI, entretanto, ainda não garante a presença do beach tennis em Brisbane, na Austrália.

Segundo Jeferson, a modalidade precisa conquistar uma indicação do Comitê Olímpico Australiano para ser uma das atrações estreantes nos Jogos de 2032.

“Esperamos que a Federação Australiana de Tênis e o Comitê Olímpico Australiano enxerguem este crescimento e indiquem o beach tennis para figurar nas Olimpíadas de Brisbane em 2032”, torce Pinto, exaltando a atuação da Federação de Tênis na Oceania.

Por que o beach tennis não estreará em Los Angeles em 2028?

Com a resposta positiva do COI, o tênis de praia só seria incluído nas Olimpíadas de Brisbane em 2032, pois a entidade já divulgou os novos esportes para as próximas Olimpíadas, que serão em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Em entrevista coletiva realizada em 2023, o comitê confirmou que flag football e squash estrearão no evento. Daqui a quatro anos, lacrosse, críquete e beisebol/softebol retornam às Olimpíadas.

Portanto, a inclusão do tênis de praia seria somente nas Olimpíadas de Brisbane, em 2032.

São Paulo sediará a Copa do Mundo de Beach Tennis em 2024

Enquanto aguardam a resposta do COI, os times do Brasil se destacam nas competições de tênis de praia e a cidade de São Paulo sediará a Copa do Mundo da modalidade em 2024.

Ocorrendo entre 9 e 15 de dezembro, o torneio terá premiação em dinheiro pela primeira vez, no valor de US$ 35 mil (cerca de R$ 183 mil) entre os atletas masculinos e femininos, segundo a CNN Brasil.

A competição terá que “limpar” a imagem do Brasil na modalidade, já que, no ano passado, a Copa do Mundo foi realizada em Guarapiranga, São Paulo, e os atletas tiveram problemas de estrutura e deslocamento para os treinos e jogos. 

Nessa mesma edição, a final entre Brasil e Itália não foi disputada por chover bastante na cidade.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar