Futebol feminino: em quais Olimpíadas Marta conquistou medalhas?

A craque estava em todas as edições olímpicas em que a seleção brasileira de futebol feminino subiu ao pódio. Veja quando e como foram as partidas

12:06 | Jul. 31, 2024

Por: Évila Silveira
Jogadora possui a segunda maior participação em Jogos Olímpicos (foto: William West/AFP)

O futebol feminino se prepara para uma possível despedida em Paris 2024: a craque Marta, de 38 anos. Este deve ser o último ano da atacante com a camisa da seleção brasileira.

Marta está em sua sexta edição em Jogos Olímpicos e já são duas décadas desde sua estreia em Atenas 2004, com apenas 18 anos. Durante a trajetória, ela conquistou algumas medalhas e é vista como uma das melhores da modalidade.

Ela também é a única futebolista, mulher ou homem, a fazer gols em cinco edições diferentes dos Jogos Olímpicos. Confira a seguir quantas vezes a artilheira subiu ao pódio olímpico durante sua carreira e em quais edições.

Brasil nas Olimpíadas 2024: VEJA programação completa dos Jogos

Futebol feminino nas Olimpíadas: em quais edições Marta conquistou medalhas?

Marta já conquistou duas pratas ao longo de sua trajetória olímpica, em Atenas 2004 e em Beijing 2008. Estas foram as duas únicas medalhas da seleção brasileira feminina de futebol em Jogos Olímpicos.

Em 2004, o País terminou a primeira fase na segunda posição do Grupo G. Nas quartas, 5 a 0 em cima do México e vaga para as semis, onde o Brasil passou pela Suécia por 1 a 0. Na final, a dolorosa derrota para os Estados Unidos por 2 a 1.

Quatro anos depois, a seleção avançou após a liderança no Grupo F em Pequim. Noruega e Alemanha foram as vítimas nas quartas e semi. Novamente, o segundo lugar veio após uma derrota para os Estados Unidos.

LEIA TAMBÉM | Fifa confirma Brasil como sede da Copa do Mundo Feminina de 2027

Marta em Paris 2024: Jogadora possui 2ª maior participação em Jogos Olímpicos

Entre todos os futebolistas que já disputaram os Jogos Olímpicos, mulheres ou homens, Marta é a segunda com mais participações: são seis no total.

A atacante fica atrás apenas da ex-companheira Formiga, que esteve em sete edições olímpicas, de Atlanta 1996 a Tóquio 2020. Além delas, nenhuma outra seleção de futebol tem qualquer atleta com mais de cinco participações.