Olimpíadas 2024: Por que os atletas mordem as medalhas no pódio?

O costume vai muito além da ideia de "sentir o gosto" da medalha ou mostrar que tem "fome de vitória". Mas onde surgiu? Confira a seguir

O atleta olha para as câmeras no pódio e tasca uma mordida na medalha. A cena é muito comum em premiações esportivas e ainda mais conhecida nas Olimpíadas, inclusive na edição de Paris 2024.

O costume vai muito além da ideia de “sentir o gosto” da medalha ou mostrar que tem “fome de vitória”. Mas de onde veio? A ideia de morder itens preciosos surgiu fora das competições, mais especificamente na Idade Média; entenda a seguir.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Como surgiu a tradição de morder as medalhas no pódio?

O costume começou em moedas na Idade Média e servia para verificar se elas eram mesmo de ouro maciço, pois ele é mais maleável que outros metais.

Não se sabe exatamente quem trouxe isso às competições modernas, como que para verificar se a medalha era genuína, mas, com o tempo, o gesto virou sinônimo de vitória.

Apesar disso, existe um consenso entre historiadores olímpicos que a tradição ganhou fama graças ao japonês Hideaki Tomiyama que fez o gesto com sua medalha de ouro na luta olímpica em Los Angeles 1984.

CONFIRA o quadro de medalhas completo e atualizado das Olimpíadas de Paris 2024

Atleta alemão quebrou um dente após morder medalha olímpica

É comum em todas as edições os atletas repetirem o gesto. O entusiasmo pode ser tanto que consequências negativas inesperadas já surgiram. O alemão David Moeller, que ganhou a prata na Olimpíada de Inverno de 2010, chegou a romper parte do incisivo superior ao fazer a famosa pose.

"Os fotógrafos queriam uma foto segurando a medalha só com os dentes", Moeller contou ao jornal alemão Bild. "Mais tarde, no jantar, notei que faltava um pedaço de um deles", completou.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar