Enquanto isso em Paris: Brasil conquista medalha inédita na ginástica artística e chega a 4 pódios

Delegação brasileira também somou classificações em natação, canoagem slalom, ciclismo BMX Freestyle, vôlei de praia, tênis de mesa, tiro com arco e boxe

O Brasil viveu nesta terça-feira, 30, um dia emocionante na conquista de mais uma medalha para o quadro verde e amarelo. Na final da ginástica artística feminina, principal disputa por medalha do país no dia, o conjunto formado por Rebeca Andrade, Júlia Soares, Jade Barbosa, Flávia Saraiva e Lorrane Oliveira faturou o inédito bronze, com atuações primorosas e 164.497 pontos totais, sendo 41.199 nas assimétricas, 39.966 na trave, 40.966 no solo e 42.366 no salto.

No dia, a delegação brasileira havia ainda conquistado classificações em natação, canoagem slalom, ciclismo BMX Freestyle, vôlei de praia, tênis de mesa, tiro com arco e boxe. 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Duplas vencedoras do dia

No vôlei de praia, as duas duplas brasileiras levaram a melhor nas areia. Pela manhã, Carol Solberg e Bárbara Seixas venceu o duo das lituanas Monika Paulikiene e Aine Raupelyte por 2 sets a 0 e garantiram vaga nas oitavas de final do certame. Quem também garantiu vaga nas oitavas foi a dupla Ana Patrícia e Duda, que venceram com facilidade as espanholas Liliana Fernández e Paula Gutiérrez também por 2 a 0. 

Em outras modalidades, o Brasil teve ainda dois atletas se classificando, ainda que individualmente, como foi o caso do tiro com arco em que Marcus D'Almeida superou o ucraniano Mykhailo Usach e o japonês Fumiya Saito e garantiu vaga nas oitavas de final. Junto a ele, ainda no tiro com arco, o Brasil teve mais uma vaga confirmada nas oitavas com Ana Luiza Caetano, que desbancou a eslovena Zana Pintaric e a malaia Syaqiera Mashayikh

O enredo se repetiu na canoagem slalom. Em duas descidas de cada competidor, Ana Sátila e Pepê Gonçalves conquistaram classificação nas semifinais da modalidade, que serão disputadas nos próximos dois dias 31 de julho e 1° de agosto.

Vitórias individuais

Além das vitórias em dupla, o Brasil ainda se prevaleceu em três modalidades com competidores individuais. No início do dia, um dos favoritos a medalha, Hugo Calderano, superou o espanhol Álvaro Robles no tênis de mesa e avançou para as oitavas de final, e a A nadadora Beatriz Dizotti garantiu vaga na final da prova dos 1.500m livre feminino após ter o terceiro melhor tempo nas eliminatórias realizadas na manhã desta terça-feira, 30. 

A brasileira dividiu a bateria com a norte-americana multicampeã Katie Ledecky, líder na prova com um tempo de 15min47s43. Em terceiro, Beatriz teve um tempo de 16min05s40, enquanto a segunda colocada, a chinesa Li Bingjie, conseguiu um tempo de 16min05seg26.

No ciclismo BMX Freestyle, Gustavo Bala Loka conquistou vaga na final com uma média de 85,79 nas duas voltas apresentadas e vaga no TOP 9

E no boxe masculino, Wanderley Pereira vence haitiano Cedrick Belony-Duli e enfrentará ucraciano Oleksandr Khyzhniak, que possui histórico contra brasileiros nas Olimpíadas ao ser vice-campeão olímpico contra Hebert Conceição em Tóquio-2020.

Derrotas em outras modalidades

Mas nem só de glórias e classificações foram formadas as atuações do Brasil nas Olimpíadas nesta terça-feira, 30. Entre as principais modalidades, o país foi superado pela Alemanha no basquete masculino por 86 a 73 e pela França no Handebol feminino por 26 a 20.   

No início do dia, no vôlei de praia, André e George perderam pela primeira vez nas Olimpíadas de 2024, em Paris, para os cubanos Diaz e Alayo, pela segunda rodada do Grupo D do vôlei de praia masculino, por 2 sets a 0 (21/13 e 21/18).

No judô, Guilherme Schimidt e Ketleyn Quadros foram derrotados nas oitavas de final contra o italiano Antonio Esposito e a francesa Clarisse Gbegnoneu, respectivamente. E no boxe feminino de 54 kgs, Tatiana Chagas foi superada pela sul-corena Aeji Im por 4-1.

Fora dos ringues, os reveses de tênis ocorreram com a queda da dupla formada pelo cearense Thiago Monteiro e por Thiago Wild, vencidos pelos norte-americanos Austin Krajicek e Rajeev Ram por 2 sets a 0. Quem também disse adeus ao torneio foi Vitor Ishiy, no tênis de mesa, superado por Dimitrij Ovtcharov.

O dia já havia sido iniciado com uma derrota, quando o brasileiro Ygor Coelho levou a pior no Badminton contra o sul-coreano H.J.Jeon por 2 games a 0

Reveses dentro d'água

Nos esportes aquáticos, o dia começou com resultados frustrantes para os brasileiros. Beatriz Tavares e Lucas Verthein foram eliminados nas quartas do skiff simples de remo ao terminar coincidentemente suas respectivas provas na quarta colocação. 

Dentro das piscinas, Guilherme Caribé conquistou vaga nas semifinais, diferentemente do companheiro de modalidade, Chierigihini, que foi eliminado, mas não avançou. O atleta acabou sendo elimina eliminado dos 100 metros livre de natação na semifinal.

Nos 200 metros borboleta, o brasileiro Nick Albiero participou de uma bateria fortíssima, marcou 1:56:49, mas não conseguiu avançar para as semifinais. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar