Saiba quantas medalhas o Brasil já tem na ginástica artística em Olimpíadas
Pela primeira vez na história, seleção subiu ao pódio na competição por equipes, com o bronze do time feminino do quinteto formado por Rebeca Andrade e cia
16:07 | Jul. 30, 2024
O histórico bronze da seleção brasileira feminina de ginástica artística nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 foi a primeira por equipes do Time Brasil. O quinteto formado por Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Júlia Soares e Lorrane dos Santos só ficou atrás de EUA e Itália.
Antes delas, porém, o Brasil já acumulava feitos olímpicos na ginástica. Ao todo, entre o masculino e o feminino, já são sete medalhas: dois ouros, três pratas e dois bronzes. E essa conta pode aumentar ainda mais em Paris-2024, já que Rebeca Andrade participará de mais quatro finais, enquanto Júlia Soares e Flávia Saraiva participam de uma.
As medalhas do Brasil na ginástica
A primeira medalha do Brasil na ginástica artística foi logo a maior de todas. Em 2012, em Londres, Arthur Zanetti subiu ao posto mais alto do pódio com o ouro nas argolas, aparelho exclusivo da modalidade masculina.
Leia mais
-
Vôlei de praia: Carol e Bárbara voltam a vencer e avançam às oitavas
-
Brasil perde para França e soma 2ª derrota seguida no handebol feminino em Paris
-
Bala Loka se classifica para final do ciclismo BMX freestyle em Paris
-
Cearense Thiago Monteiro é eliminado no tênis de duplas após derrota para americanos em Paris
Quatro anos depois, na Rio-2016, Zanetti voltou ao pódio, conseguindo uma prata e se tornando o primeiro multimedalhista do Brasil na ginástica.
Competindo em casa, o Time Brasil masculino teve outro auge. Diego Hypólito e Arthur Nory subiram juntos ao pódio para receber, respectivamente, prata e bronze no solo.
O time feminino, que iniciou a fase de títulos e medalhas em Mundiais para o Brasil com Daniele Hypólito e Daiane dos Santos, finalmente chegou ao pódio em Tóquio-2020. E Rebeca Andrade conseguiu, de cara, duas medalhas. Primeiro, um ouro por aparelhos, no salto sobre a mesa. Depois, ficou atrás apenas de Sunisa Lee (EUA) no individual geral.
Outras finais da ginástica em Paris-2024
O rol de medalhas do Brasil na ginástica pode aumentar ainda nesta Olimpíada. Isto porque o Brasil tem mais seis finalistas no individual geral e nas decisões por aparelhos.
A principal competidora é a campeã olímpica Rebeca Andrade. Ela está nas finais do solo, do salto, da trave e do individual geral (que junta os quatro aparelhos). A brasileira é considerada a maior concorrente da pentacampeã Simone Biles.
Além dela, duas outras brasileiras chegaram às finais. Júlia Soares se junta a Rebeca na decisão da trave de equilíbrio, enquanto Flávia Saraiva compete ao lado da companheira no individual geral.
Medalhas do Brasil
2012 - Arthur Zanetti (argolas): ouro
2016 - Arthur Zanetti (argolas): prata
2016 - Diego Hypólito (solo): prata
2016 - Arthur Nory (solo): bronze
2020 - Rebeca Andrade (salto): ouro
2020 - Rebeca Andrade (solo): individual geral
2024 - Time Brasil (feminino): bronze
Finais do Time Brasil na ginástica
01/08: 13h15min (de Brasília) - Individual geral feminino - Rebeca Andrade e Flávia Saraiva
03/08: 11h20min (de Brasília) - Salto feminino - Rebeca Andrade
04/08: 10h40min (de Brasília) - Barras assimétricas feminino - sem brasileiras
05/08: 7h36min (de Brasília) - Trave de equilíbrio feminino - Rebeca Andrade e Júlia Soares
05/08: 9h30min (de Brasília) - Solo feminino - Rebeca Andrade