Ginástica artística: entenda como funciona a pontuação da modalidade
Brasil disputará as finais por equipes da Ginástica artística feminina nesta terça-feira, 30. Pontos são atribuídos por dificuldade e por execução; entenda
13:05 | Jul. 30, 2024
A ginástica artística tem sido uma das modalidades favoritas dos brasileiros nas últimas Olimpíadas, principalmente com a popularidade das ginastas brasileiras Rebeca Andrade, Flávia Saraiva e a caçula Julia Soares. Em Paris, o time disputará a final da ginástica artística por equipes nesta terça-feira, 30.
ACOMPANHE em tempo real a disputa pela final por equipes da ginástica artística
Já a final do individual geral, que terá o destaque para Rebeca e Flávia, será na próxima quinta-feira, 1º de agosto. As demais decisões serão nos dias 3, 4 e 5 de agosto.
Clique aqui para seguir o canal de Esportes do O POVO no WhatsApp
Já no masculino, o representante brasileiro será Diogo Soares, que disputará as medalhas nesta quarta-feira, 31.
Para acompanhar cada ponto dos brasileiros, entenda como funciona a pontuação desta modalidade.
Leia mais
Olimpíadas 2024: como funciona a pontuação na ginástica artística
Na ginástica artística, os competidores recebem notas pelas suas séries nos aparelhos disputados.
Desde 2006, a nota é dividida em duas partes: dificuldade e execução. Cada uma vale até dez pontos, então a nota máxima a ser atingida por cada atleta é 20; até o momento, isso nunca ocorreu.
Ginástica artística: qual a diferença entre pontos por dificuldade e por execução?
Na nota de dificuldade, os juízes avaliam o valor dos elementos apresentados na série feita pelos atletas, ou seja, o conteúdo técnico. O salto, por exemplo, vale como um único elemento e já tem um valor estabelecido.
Para dar a nota, os juízes conferem se o atleta cumpriu os exercícios obrigatórios — que valem até 2,5 pontos — e escolhem as oito acrobacias mais difíceis para fazer sua avaliação. Na ginástica masculina, eles escolhem dez acrobacias.
Já a nota de execução parte de 10 e os árbitros analisam a realização dos movimentos. O ginasta vai perdendo pontos conforme os erros cometidos durante a série e pode sofrer penalidades caso não execute as regras corretamente. Por exemplo, pisar fora da linha demarcada no salto.
LEIA MAIS | Por que técnico de Rebeca diz que ouro só sai se Biles errar? DESCUBRA
As notas na ginástica artística podem ser questionadas?
No caso da ginástica artística, a nota de dificuldade pode ser questionada, caso a equipe entenda que a série valia uma nota maior. Assim, a equipe entra com o pedido de reavaliação.
Já a nota de execução não pode ser questionada.
Olimpíadas 2024: diferença entre ginástica artística e rítmica
Os atletas disputam duas modalidades de ginástica nas Olimpíadas: a artística e a rítmica. A primeira é composta por uma série de competições individuais em diferentes aparelhos e o torneio por equipes com todos os aparelhos específicos de cada gênero.
Os aparelhos de ginástica artística masculina e feminina são diferentes. Os homens competem em exercícios de:
- solo,
- cavalo com alças,
- argolas,
- salto,
- barras paralelas e
- barra fixa.
Já a categoria feminina inclui:
- salto,
- barras assimétricas,
- trave de equilíbrio e
- exercícios de solo.
Na ginástica rítmica, o atleta combina elementos da dança com a ginástica artística. Somente as mulheres participam nesta categoria. São utilizados quatro aparelhos: fita, arco, bola e maças.