Contra Alemanha, Brasil perde segunda no basquete masculino

Seleção comandada pelo sérvio Aleksandar Petrovic foi derrotada pela anfitriã França na estreia e agora sofreu um revés para a atual campeã mundial. O time encerra a primeira fase, ainda com chance de se classificar, contra o Japão, na sexta

18:48 | Jul. 30, 2024

Por: Karyne Lane
O número 10 da Alemanha, Daniel Theis, enterra a bola na partida preliminar masculina de basquete do grupo B entre Brasil e Alemanha durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024, no estádio Pierre-Mauroy em Villeneuve-d'Ascq, norte da França, em 30 de julho de 2024. (foto: Sameer AL-DOUMY/AFP)

A seleção de basquete masculino do Brasil entrou em quadra nesta terça-feira, 30, e saiu derrotada pela atual campeã mundial, Alemanha, por 86 a 73, em jogo da segunda rodada do grupo B dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. A partida aconteceu no Estádio Pierre Mauroy.

A equipe comandada por Aleksandar Petrovic começou mal a primeira etapa, mas cresceu no segundo quarto e igualou o resultado na metade da patida. Na volta do intervalo, porém, o ritmo não se manteve e os brasileiros tiveram pior aproveitamento, sofrendo o revés.

Um fator decisivo foi a exclusão do pivô Bruno Caboclo ainda no terceiro quarto, quando o Brasil perdia por dois pontos. Ao lado do armador Yago Mateus, o ex-jogador da NBA era o melhor brasileiro em quadra. 

O cestinha da partida foi Dennis Schroeder, da Alemanha, com 20 pontos. Yago fechou a partida com 18.

Essa foi a segunda derrota consecutiva dos brasileiros no torneio olímpico de basquete. Na estreia do basquete masculino perdeu de virada para a anfitriã França por 78 a 66 no sábado, 27.

A equipe brasileira volta a jogar na próxima sexta-feira, contra o Japão, às 6 horas (horário de Brasília). Com os resultados desta terça, Alemanha e França estão classificadas. Já o Brasil depende de vitória com boa margem sobre os nipônicos, já que dois dos três terceiros colocados de cada grupo na Olimpíada avançam para as quartas de final.